Título: Aneel não aceita as justificativas da Light
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 28/11/2009, Rio, p. 20

Agência Nacional de Energia Elétrica multará distribuidora e exige medidas emergenciais de curto e longo prazo

FUNCIONÁRIOS DA Light consertam defeito em cabos subterrâneos da empresa na Avenida Ataulfo de Paiva esquina com a Rua Dias Ferreira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não aceitou as justificativas apresentadas pela Light para os cortes de energia que ocorreram no início da semana em diversos bairros do Rio. Além de exigir a adoção de medidas emergenciais para restabelecer a normalidade do fornecimento, a Aneel decidiu multar a distribuidora. O diretor-geral da agência, Nelson Hubner, informou ontem que, em relatório, a Light alegou ter sido pega de surpresa com as altas temperaturas que provocaram aumento do consumo de energia. Segundo a distribuidora, o consumo de energia no Rio estava estabilizado nos últimos dez anos. A forte demanda fez com que a empresa tivesse que operar com alguns equipamentos em seu limite de carga.

- A Light não pode trabalhar com limites tão apertados. Tem que ter um sistema configurado para suportar essas situações de pico de consumo - destacou o diretor-geral da Aneel

Empresa terá que adotar medidas de longo prazo

Nelson Hubner explicou que, além de exigir da distribuidora ações de emergência, determinou que seja feito um planejamento detalhado para a adoção de medidas de longo prazo com o objetivo de melhorar a capacidade de atendimento. A empresa informou à Aneel que trabalhou com alguns circuitos no limite de carga bem acima do de outros anos.

- A Aneel não está aceitando essa justificativa, é óbvio. Uma empresa que trabalha em uma área que tem um mercado como o do Rio, que tem picos de calor em determinadas épocas do ano, tem que ter um sistema dimensionado para atender essas demandas - criticou Hubner.

O valor das multas que a Light receberá deverá ser divulgado dentro de umas duas semanas, segundo Nelson Hubner. Esse é o prazo que ele calcula para a conclusão do relatório de fiscalização que está sendo feito pela área técnica da Aneel. Segundo ele, são esses técnicos, que levam em conta uma série de condições de atendimento ao mercado consumidor, que irão calcular os valores e notificar a Light.

- A multa faz parte da fiscalização e, com certeza, o que está acontecendo no Rio vai ter consequências para a empresa, que tem metas a atingir. Com certeza vai ter multa. Mas a nossa preocupação não é cobrar multas, é fazer com que a empresa entregue energia com qualidade para a população - observou o diretor.

Além de exigir medidas de emergência para regularizar o fornecimento de energia no Rio, a Aneel obrigou a Light a fazer relatórios diários sobre o fornecimento de energia, que deverão ser entregues sempre às 17h à Aneel. Nelson Hubner disse também que vários fiscais da agência estão no Rio acompanhando de perto os trabalhos que estão sendo realizados pela distribuidora.

O diretor-geral da agência disse acreditar que os problemas enfrentados no fornecimento de energia no Rio não se devem à falta de investimentos ou de um planejamento melhor da Light. Segundo ele, o problema pode estar no acompanhamento das operações e na manutenção dos sistemas da companhia:

- O sistema da Light é robusto e a empresa tem investido. O problema é de acompanhamento mesmo. É uma operação que precisa estar acompanhando a evolução do sistema. Vamos avaliar se os investimentos estão sendo direcionados para essas necessidades. Ela não estava preparada para um aumento do consumo. Vamos apurar isso.

Não faltará energia para o crescimento do país

O diretor-geral da Aneel garantiu que os problemas que estão ocorrendo com a Light, no Rio, não significam que o sistema de distribuição no país não esteja em condições de atender o aumento do consumo previsto para os próximos anos em função do crescimento da economia brasileira. Segundo Hubner, a Aneel fiscaliza permanentemente as distribuidoras, exigindo a melhoria do atendimento.

- O Rio de Janeiro é muito mais visível, mas tem outros estados, muitas vezes, em situação pior. E a Aneel fiscaliza todos, exigindo ações imediatas dos dirigentes - disse Hubner.