Título: Suíça devolverá ao Brasil dinheiro do propinoduto
Autor:
Fonte: O Globo, 28/11/2009, Rio, p. 23

O dinheiro desviado dos cofres públicos, no caso que ficou conhecido como propinoduto, e descoberto em 2002 em contas suíças, voltará ao Brasil. A garantia foi dada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que está no país europeu. Os quase US$30 milhões do chamado propinoduto serão devolvidos pelo governo da Suíça nas próximas semanas. O dinheiro, depositado naquele país, era originário de propinas pagas por empresas em troca de benefícios fiscais das receitas estadual e federal.

O escândalo do propinoduto se tornou público em 28 de dezembro de 2002, numa nota publicada na coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO. O Ministério Público e a Polícia Federal estavam investigando quatro funcionários da Secretaria de Fazenda do Rio e quatro auditores da Receita Federal. Eles eram suspeitos de extorsão, lavagem de dinheiro e remessa ilegal de divisas para o exterior. Os oito acusados teriam depositado o dinheiro em contas no Discount Bank and Trust Company, na Suíça.

Com o aprofundamento das investigações, o número de suspeitos cresceu, abrangendo 22 pessoas, todas já condenadas em segunda instância. E entre os condenados estão Rodrigo Silveirinha, subsecretário de Administração Tributária da Secretaria estadual de Fazenda durante a gestão de Anthony Garotinho. Nessa lista também estavam os empresários de futebol Reinaldo Menezes Pitta e Alexandre Silva Martins, acusados de enviar o dinheiro do esquema do propinoduto para paraísos fiscais no exterior, através de suas empresas.