Título: Guerra entre quadrilhas leva pânico`a Tijuca
Autor: Santiago, Anna Luiza; Araújo, Vera
Fonte: O Globo, 30/11/2009, Rio, p. 8

Balas traçantes cruzaram a Conde de Bonfim durante confronto entre três morros

A guerra pelo controle territorial nos morros de Borel, Casa Branca e Formiga voltou a assustar moradores da Tijuca, no fim da noite de anteontem. Os confrontos entre facções rivais tiveram início pouco antes das 21h. Balas traçantes podiam ser vistas em vários trechos da Rua Conde de Bonfim. Na esquina com a Rua Medeiros Pássaro, cerca de 30 pessoas, entre elas mulheres e crianças, abrigavam-se numa padaria, à espera do cessar-fogo, para retornar às suas casas.

Um blindado da PM tentou subir o Morro do Borel, mas foi recebido a tiros e retornou para o cruzamento da ruas Conde de Bonfim e Medeiros Pássaro. Pelo menos seis patrulhas do 6ºBPM (Tijuca) permaneceram nos acessos às comunidades.

Apesar do intenso tiroteio, o trânsito na região, que concentra grande números de casas de festas, não foi interrompido. À frente de uma dessas casas, convidados de um casamento reclamavam da insegurança.

¿ Moro na Tijuca há 15 anos e nunca vi a situação como a atual. Toda noite se ouvem tiros nesses morros ¿ lamentou o advogado Carlos de Lima, de 46 anos.

Em meio ao tiroteio, moradores das três comunidades, que desciam de ônibus e vans, buscavam abrigo em estabelecimentos comerciais da Conde de Bonfim. Num dos acessos ao Borel, dezenas de pessoas aguardavam à frente de uma farmácia, enquanto PMs circulavam pela região.