Título: Imprensa exorta e eleitor a ir às urnas
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 30/11/2009, O Mundo, p. 22
TEGUCIGALPA. ¿Eu também faço parte dessa festa¿, diz a sorridente âncora do Canal 11 de Honduras, mostrando à câmera o dedo ainda borrado de tinta, prova de que marcou suas digitais na hora do voto. Sem cerimônia, a jornalista convoca o telespectador a fazer o mesmo. Contraditoriamente, enquanto discursam a favor da democracia, as emissoras de TV do país divulgaram ontem apenas imagens de eleitores indo às urnas. Não houve reportagem com pessoas que boicotaram o pleito em apoio ao presidente deposto Manuel Zelaya.
No Canal 10, uma jornalista chegou a agradecer ¿as bonitas imagens¿ de uma família seguindo de carro para as urnas. A maioria dos sites na internet e os principais jornais do país seguem a mesma linha, evitando dar espaço para o grupo contrário à eleição.
O jornal ¿El Heraldo¿ não disfarçou a linha editorial pró-governo interino. Em sua página na internet, ressaltou o ¿entusiasmo¿ dos observadores internacionais com ¿a grande presença¿ de eleitores nas ruas. Destacou até o esforço de deficientes físicos para chegar aos locais de votação. ¿Patriotismo transborda em festa eleitoral¿, dizia a manchete.
Já o Canal 36 Cholusat, ligado ao grupo zelaysta, foi tirado do ar. Ao sintonizá-lo, o telespectador se surpreendeu com um comunicado dirigido ao povo hondurenho e a órgãos internacionais: ¿Não podemos operar livremente. O regime interino não nos permite trabalhar¿. (F.F.)