Título: Brasília acima da média
Autor: Oliveto, Paloma
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2009, Brasil, p. 16

O Distrito Federal ficou fora do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica porque, dos 28 mil docentes, apenas 1,4 mil não fizeram faculdade. ¿Essa minoria é formada por servidores mais antigos, já que, no atual plano de carreira, não entra ninguém sem curso superior¿, explica o secretário de Educação do DF, José Valente. De acordo com ele, a maioria dos professores sem graduação estão concentrados nas primeiras séries do ensino fundamental. Valente ficou satisfeito com o resultado do censo dos professores. Em Brasília, 93,5% dos docentes dos últimos anos do ensino fundamental são licenciados. No ensino médio, o índice sobe para 95,69%.

A coordenadora pedagógica Janaína Nunes, 36 anos, acredita que é importante investir na qualificação profissional. Formada em pedagogia com habilitação para orientação educacional, ela é aluna especial do mestrado de psicologia da UnB. ¿O próprio contexto da escola precisa ser muito dinâmico. O aprendizado é constante, não podemos deixar de buscar mais conhecimento¿, explica. Seus alunos reconhecem o empenho. ¿Os professores são ótimos, muito preparados e criativos¿, afirma Hyasmin Stephanny Leite, 14 anos, aluna da 8ª série do ensino fundamental do Centro de Ensino Fundamental Polivalente, onde Janaína trabalha.

Para Valente, Brasília destaca-se em dois aspectos: ¿O primeiro é a titulação dos professores. Segundo, quase todos os nossos professores trabalham no regime de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva¿, aponta. O censo do Ministério da Educação mostrou que, em todo o país, 80,88% dos docentes da educação básica trabalham em um estabelecimento. No DF, o índice é de 94,12%. Além disso, 86,2% lecionam em apenas um turno. A média nacional é de 63,8%. (PO)