Título: Ração humana, a nova moda para emegrecer
Autor: Intrator, Simone
Fonte: O Globo, 29/11/2009, Ciência, p. 46

Composto à base de aveia, linhaça, gérmen de trigo entre outros, faz bem à saúde, mas não deve substituir refeições

RAÇÃO HUMANA Guaraná, soja, aveia e linhaça: ingredientes ricos em fibra e energéticos fazem parte da composição da mistura, que ajuda na sensação de saciedade e pode levar ao emagrecimento

O nome esdrúxulo do composto que a poucos dias do verão tornou-se a nova promessa para perda de peso rápida tem feito a cabeça e enchido o estômago de muita gente. Os nutricionistas, porém, alertam que a chamada ração humana, à base de cereais integrais e energéticos como aveia em flocos, linhaça, gérmen de trigo, açúcar mascavo, gergelim com casca, fibra de trigo, gelatina, cacau, levedo de cerveja, guaraná em pó, apesar de fazer bem à saúde não deve substituir refeições. Mesmo que esta esteja sendo a fórmula para os adeptos da ração perderem até oito quilos em um mês.

¿ A mistura de alimentos é muito rica em fibras e por ser integral e sem refinamento é capaz de manter boa parte de suas vitaminas e minerais. Mas não existe pozinho milagroso. Este é só mais um que virou moda entre um público que quer resultados imediatos e não pensa na reeducação alimentar. Não dá para ingerir apenas isso, ficam faltando nutrientes essenciais ¿ garante a nutricionista Vilma Blondet, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Duas colheres de sopa da ração têm 80 quilocalorias

Os sites e blogs que promovem a ração humana, vendem o produto (já são mais de 500 pontos de venda da ração no Brasil todo) e divulgam receitas caseiras de preparo e informações sobre a mistura recomendam até duas colheres de sopa do farelo por dia. Essa quantidade vai significar 80 quilocalorias (kcal).

Alguns sites recomendam que, para ocorrer o emagrecimento, apenas uma refeição seja substituída pela ração. Outros, com nutricionistas abalizando as informações, garantem que a ração não pode substituir qualquer refeição.

O composto pode ser consumido com frutas, em vitaminas, em sucos, com leite de soja ou desnatado, iogurte. Há a versão light que não contém açúcar mascavo, indicada para diabéticos. Quem tem pressão alta deve procurar, ou fazer, uma mistura sem guaraná em pó.

Restringir a ingestão da ração a duas colheres de sopa por dia, segundo Vilma Blondet, é importante, porque todos os alimentos do preparo são altamente calóricos. Por conterem alto teor de lipídios ¿ sim, insaturados, e por isso benéficos à saúde ¿ engordam.

¿ Deve-se ter atenção à quantidade consumida, porque senão o emagrecimento pode não acontecer ¿ diz Vilma Blondet, que critica o consumo exclusivo da mistura porque a fonte de proteína é apenas vegetal, deixando uma carência na fonte de proteínas de origem animal.

Para a coordenadora da pós-graduação em Nutrição Esportiva da Estácio de Sá, Ana Celi Pimentel de Souza, o problema da ração humana como substituta das refeições é que a dieta só vai dar certo pontualmente, por pouco tempo.

¿ Ela pode funcionar para uma noiva que está a 20 dias do casamento e não cabe no vestido. Mas não fará aquela noiva ser magra a sua vida toda. O que faz uma pessoa manter-se magra são as mudanças dos hábitos alimentares junto com a atividade física. E ninguém vai aguentar comer ração humana a vida toda ¿ defende a professora.

O preparo, no entanto, tem qualidades inquestionáveis e pode mesmo ser um aliado no emagrecimento. Devido à quantidade grande de fibras na mistura, depois de ingerido provoca sensação de saciedade. Principalmente a fibra solúvel. Ajuda ainda o intestino a trabalhar melhor, não aumenta o colesterol e equilibra o organismo. Mas, e os nutricionistas não cansam de repetir, deve atuar como coadjuvante de um cardápio, e nunca virar o carro-chefe dele.

¿ A ração deve vir associada a uma dieta restrita em energia, para propiciar o emagrecimento, e à atividade física, fundamental para mudança de composição corporal, ou seja, aumento da massa muscular ¿ explica Vilma.

Ana Celi recomenda ainda a ração para pessoas que se alimentam mal, sofrem com imunodeficiência ou estão se recuperando de períodos de convalescença.

¿ É um composto que sacia e que gera energia. Os ingredientes todos fazem muito bem à saúde ¿ garante. ¿ Se ingerida com sucos ricos em vitamina C, como por exemplo caju, acerola, laranja, os efeitos da linhaça e do colágeno serão potencializados ¿ completa.

Sensação de disposição e saciedade no café-da-manhã

A designer Marta Veloso, de 33 anos, que deseja perder seis quilos até o início oficial do verão, está fazendo uso da ração há um mês. Emagreceu cinco quilos. Ela corre na praia todos os dias e tem acompanhamento nutricional.

¿ Já tomei vários shakes na vida que me deixavam faminta. A ração, pelo menos, me sacia. Estou tomando no café-da-manhã, ou com suco, ou com iogurte ou por cima de uma banana amassada. E tenho me sentido bem e disposta.