Título: Taxas em queda
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2009, Economia, p. 20

As principais taxas de juros dos empréstimos para as pessoas físicas despencaram em abril. Um exemplo é o cheque especial. Embora esteja ainda absurdamente alta, quem precisou desse dinheiro extra durante o mês pagou bem menos do que quem recorreu a ele em março. Os juros do cheque especial caíram 2,8 pontos percentuais, passando de 169,1% ao ano em março para 166,3% ao ano em abril. No ano, a queda já alcança 8,6 pontos percentuais e continua recuando em maio. Levantamento parcial divulgado pelo BC indica mais uma queda de 2,8 pontos percentuais.

¿A taxa de juros do cheque especial já está voltando ao nível pré-crise¿, disse Altamir Lopes, chefe do departamento Econômico do Banco Central (Depec). O mesmo ocorre com o crédito pessoal, que chegou a 48,8% ao ano em abril, nível mais baixo desde maio do ano passado, quando bateu em 48,4% ao ano e depois voltou a subir para níveis acima de 50%, alcançando o percentual mais alto em dezembro de 2008, com taxa de 60,4% ao ano.

A queda nas taxas do crédito pessoal foi impulsionada pelo aumento da concessão do crédito consignado, mais barato, explicou Altamir Lopes. Os juros do crédito com desconto em folha, em abril, foram de 28,7% ao ano.

Veículos A discrepância, nas pessoas físicas, ficou para o financiamento de veículos. A taxa de juros subiu 0,2 ponto percentual, passando de 29,7% ao ano em março para 29,9% ao ano em abril. Nessa linha de crédito, a inadimplência também subiu de 5% das operações para 5,2%.

Para as empresas, a situação é outra. Várias modalidades de crédito sofreram elevação da taxa de juros. A mais expressiva foi a linha de curtíssimo prazo, chamada hot money. O preço do dinheiro nessas operações subiu 6,1 pontos percentuais de março para abril, com a taxa de juros batendo em 61,3% ao ano. Também subiu muito o desconto de promissória. Essa alta, para o Banco Central, reflete a dificuldade de captação de recursos por parte dos bancos destinados às empresas. (VC)