Título: Petista agora cobra punição para envolvidos
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 01/12/2009, O País, p. 5

Senador João Pedro (PT-AM) diz que imagens são "implacáveis BRASÍLIA. Mesmo integrando partido que passou recentemente por um escândalo semelhante ao que agora envolve o governador do Distrito Federal, alguns petistas, como o senador João Pedro (PT-AM), não hesitaram em pedir punição exemplar para os políticos do DF.

¿ Temos que repudiar esse comportamento. Defendo uma CPI para analisar essa situação, porque o presidente da Assembleia também está envolvido.

Além disso, as imagens são fortíssimas, implacáveis, viscerais.

As imagens do senhor José Roberto Arruda, em 2006, sentado, recebendo dinheiro são imagens fortes e, ao mesmo tempo, tristes¿ disse João Pedro.

Acompanhado pelos advogados, o governador José Roberto Arruda (DEM) alegou, no encontro com os colegas de partido ontem, ter sido vítima de uma tentativa de extorsão feita pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, que teria sido arquitetada por seu antecessor, o ex-governador Joaquim Roriz. E ficou contrariado quando José Agripino, Ronaldo Caiado e Demóstenes Torres deixaram claro que estavam considerando suas explicações insuficientes.

¿ Talvez você não esteja compreendendo a realidade ¿ advertiu Caiado, quando Arruda falou em manter a intenção de se candidatar à reeleição.

`O partido tem a chance de agir diferente do PT¿ Após uma nova reunião em sua casa, Agripino voltou a reiterar sua posição a favor da expulsão de Arruda.

¿ O partido tem nas mãos a oportunidade de agir diferente da forma que o PT e outros partidos agiram ¿ argumentou Agripino, referindo-se ao mensalão do PT, em 2005.

¿ O que ouvimos foi uma versão, não uma explicação. O partido pode tomar agora uma decisão rápida ou jogar a sujeira para debaixo do tapete.

Mas tudo indica que o caso se assemelha ao do mensalão do P T ¿ emendou Demóstenes.(Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti)