Título: Mujica quer formar Gabinete multipartidário
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 01/12/2009, O Mundo, p. 31

Reunião com filho de presidente da época da ditadura surpreende Uruguai e abre série de encontros

MONTEVIDÉU. Um dia depois de ter sido eleito presidente do Uruguai, o ex-guerrilheiro José ¿Pepe¿ Mujica, de 74 anos, iniciou uma rodada de encontros com líderes opositores, na tentativa de negociar acordos com todos os partidos e com a ideia de formar um Gabinete multipartidário.

Num gesto histórico e inesperado, Mujica decidiu que a primeira reunião, ontem, fosse com o ex-candidato presidencial Pedro Bordaberry, do Partido Colorado, filho do expresidente Juan Maria Bordaberry, que governava o país quando o presidente eleito, na época líder do Movimento de Liberação Nacional Tupamaros, foi preso pelos militares.

Atitude contrasta com Cristina Kirchner e Chávez Mujica, como muitos tupamaros, passou quase 14 anos na prisão e sofreu torturas e condições desumanas de detenção.

Na campanha, um também ex-líder tupamaro, o senador Eleutério Fernández Huidobro, revelou que o presidente eleito sofria sérios problemas renais e em várias ocasiões teve de beber sua própria urina, já que os militares não lhe permitiam tomar água.

Mas o passado não parece afetar os planos de Mujica, que após eleger-se assegurou que ¿no Uruguai não existem vencedores e derrotados¿.

A atitude do uruguaio contrasta com a de outros chefes de Estado latino-americanos, como a argentina Cristina Kirchner e o venezuelano Hugo Chávez, que têm sérias dificuldades de convivência com opositores.

A conversa com Bordaberry, uma das grandes surpresas do primeiro turno (obteve quase 18% dos votos), foi a primeira de uma série de reuniões que Mujica pretende organizar. Esta semana, ele convocará dirigentes do Partido Blanco (ou Nacional) e, segundo analistas, tem especial interesse em encontrar-se com Jorge Larrañaga, ex-candidato a vice-presidente blanco.

¿ A questão é saber se o líder blanco terá coragem de integrar um governo da Frente Ampla ¿ afirmou o analista Adolfo Garcé, da Universidade da República.

Segundo ele, ¿os sinais dados pelo presidente eleito à oposição são muito bons, o que ainda não se sabe é se a oposição vai aceitar suas propostas¿.

¿ Participar de um governo da esquerda pode ser perigoso para blancos e colorados, mas acho que alguns dirigentes vão se atrever ¿ comentou Garcé.

O presidente eleito poderia convocar Rafael Michelini, dirigente da Frente Ampla e filho do congressista Zelmar Michelini, sequestrado em Buenos Aires em 1976 e desde então desaparecido, para integrar o novo Gabinete.

Detalhe: em 2006, a Justiça ordenou a detenção de Bordaberry, atualmente em prisão domiciliar, por sua suposta responsabilidade pelo sequestro de Michelini e do congressista Héctor Gutiérrez Ruiz. Bordaberry poderá ser julgado em 2010.

Mujica costuma dizer que um de seus modelos é o governo Lula e, sobretudo, a capacidade negociadora do presidente brasileiro, que ontem enviou uma mensagem a Mujica. ¿Felicito-o pela vitória nas eleições presidenciais.

Esteja seguro do apoio do governo brasileiro e de meu empenho pessoal para, juntos, darmos continuidade ao aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre nossos países¿, afirmou Lula