Título: Benefício online
Autor: Flores, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2009, Economia, p. 22

O Ministério do Trabalho decidiu dar início ao processo que vai informatizar a concessão do seguro-desemprego, benefício garantido aos trabalhadores com carteira assinada demitidos sem justa causa. De acordo com o ministro Carlos Lupi, uma experiência piloto começará esta semana no Distrito Federal e deverá durar entre 60 e 90 dias. A ideia é que os empregadores, ao demitirem o funcionário, enviem eletronicamente ¿ por meio da página eletrônica do Ministério do Trabalho (www.mte.gov.br) ¿ as informações das dispensas que farão parte do banco de dados do ministério.

Esse procedimento não eliminará a necessidade de o trabalhador demitido procurar uma Delegacia Regional do Trabalho, munido de um formulário preenchido, para solicitar o benefício. No entanto, segundo Carlos Lupi, muito da burocracia envolvida será eliminada com a antecipação da remessa dos dados pelos patrões pela internet.

Conforme Lupi, atualmente, entre a data do pedido do benefício e o seu recebimento pelo trabalhador há um prazo médio de 30 a 45 dias. ¿Com o procedimento informatizado, esse prazo pode baixar para algo entre 10 e 15 dias¿, afirmou o ministro. A outra vantagem da informatização, destacou Lupi, é ajustar o sistema para evitar fraudes.