Título: DEM propõe que Arruda se desfilie
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 03/12/2009, O País, p. 8

Emissários do partido tentam convencer o governador, o que evitaria maior desgaste.

BRASÍLIA e MACEIÓ. Emissários do DEM iniciaram ontem operação para evitar que o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, saia atirando para todos os lados, como ameaçou.

A primeira proposta é que ele peça desfiliação da legenda para evitar um desgaste político maior de sua imagem, que seria o anúncio de sua expulsão pelo DEM, o que é dado como certo.

Há também um movimento para tentar salvar o vice-governador Paulo Octávio (DEM), que até agora não apareceu em nenhuma gravação ou imagem, para evitar que o GDF passe para as mãos do PT, que tem o vice-presidente da Câmara Legislativa.

¿ O ideal é que Arruda se desfilie do partido. O prognóstico é muito ruim para ele ¿ disse o vice-líder do DEM, deputado José Carlos Aleluia (BA).

Existe o temor de que Arruda cumpra a ameaça de nominar colegas que teriam recebido sua ajuda financeira nas campanhas municipais de 2008. Para o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), a melhor opção para Arruda seria mesmo a desfiliação voluntária.

¿ O Arruda está num processo de implosão. Precisa entender isso. Em que mundo ele pensa que está? ¿ observou Ronaldo Caiado.

A proposta de salvar Paulo Octávio foi discutida na segundafeira, depois da reunião da cúpula do DEM com Arruda. O primeiro a defender o vice foi o senador Heráclito Fortes (DEMPI).

O próprio Paulo Octávio já estaria se articulando nos bastidores para se salvar, mas essa tese ainda não é consensual.

Novo relator do caso chama função de ¿abacaxi¿ No Congresso, integrantes do DEM reagiram à estratégia do presidente Lula e do PT de evitar ataques contundentes aos democratas, como forma de anular o uso eleitoral em 2010 desse tipo de escândalo.

¿ O PT e o presidente Lula estão desejosos de que nada façamos, para que fiquemos igual a eles. Mas isso não acontecerá ¿ disse Aleluia.

Escolhido para ser o relator do caso do mensalão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), o ex-deputado federal por Alagoas José Thomáz Nonô (DEM) viajou ontem a Brasília para uma reunião com integrantes do Democratas.

Nonô quer ter acesso a informações a respeito do processo que pode expulsar Arruda do DEM.

¿ Recebi a ligação do Rodrigo (Maia, presidente nacional do DEM) ontem (terça-feira) à noite. Era uma intimação para ser o relator deste processo, e, como sou homem de partido, acatei esse negócio. É um abacaxi ¿ disse Nonô