Título: Como votaram os ministros
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 04/12/2009, O País, p. 3
JOAQUIM BARBOSA O relator votou a favor da abertura de ação contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB) por peculato e lavagem de dinheiro. Ele afirmou que há nos autos indícios suficientes para a investigação continuar.
JOSÉ ANTÔNIO TOFFOLI Foi o primeiro a discordar do relator. Argumentou que a denúnciado MP não faz a conexão entre os delitos e a participação de Azeredo neles. ¿Não posso partir da premissa de que meras ilações possam ser suficientes para o recebimento da denúncia¿.
EROS GRAU Também discordou do relator. Argumentou que a denúncia não continha elementos de prova suficientes. ¿Não vejo, nesse caso, vínculo do indivíduo Azeredo com os crimes de que se cuida. Rejeito a denúncia¿.
AYRES BRITTO Votou com o relator e disse que a denúncia tem indícios consistentes. ¿O caixa dois é um modelo mais do que espúrio, um modelo maldito de financiamento de campanha. É uma desgraça no âmbito dos costumes políticos eleitorais¿.
GILMAR MENDES Votou contra o recebimento da denúncia. Defendeu que abrir processo sem provas suficientes contra alguém pode gerar danos irreparáveis ¿ no caso, danos políticos. ¿A denúncia recebida mediante carimbo é grave para a sociedade¿.
MARCO AURÉLIO Defendeu a abertura do processo penal com base na ¿farta documentação¿ apresentada pelo MP. Disse que o envolvimento de secretários de confiança do ex-governador no esquema são suficientes para levantar suspeita sobre Azeredo.
RICARDO LEWANDOWSKI Concordou com o relator e disse que a denúncia está repleta de indícios para justificar a abertura de processo contra Azeredo. ¿A denúncia descreve pormenorizadamente os fatos. Há vários indícios de autoria¿.
CEZAR PELUSO Votou pelo recebimento da denúncia e pela abertura do processo contra o senador. Considerou que, na fase de abertura do processo, não é necessário haver provas robustas contra o denunciado, apenas indícios de que o crime ocorreu.
CÁRMEN LÚCIA, ELLEN GRACIE E CELSO DE MELLO Estavam ausentes