Título: Pregão de panetones
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 04/12/2009, O País, p. 10

Governo do DF diz que houve "infeliz coincidência"

BRASÍLIA. O governo do Distrito Federal cancelou ontem um pregão destinado à compra de 120 mil panetones para famílias cadastradas no programa assistencial Vida Melhor. A distribuição do pão tradicional do Natal ocorre pelo menos desde o ano passado, quando o GDF gastou R$ 582 mil ¿ R$ 4,85 por cada panetone de frutas cristalizadas de 400 gramas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social do DF considerou o entrave burocrático que impediu a compra uma ¿infeliz coincidência¿.

A aquisição foi associada ao escândalo do mensalão do DEM, no qual o governador José Roberto Arruda atribuiu o suposto recebimento de propina à arrecadação de doações para a distribuição de panetones.

Este ano, a compra não se concretizou porque o orçamento foi fechado em 11 de dezembro, data a partir da qual o GDF não emitirá mais empenhos ¿ reserva de verbas para pagamento posterior. A ordem foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de 27 de novembro, dia em que a Operação Caixa de Pandora foi deflagrada pela Polícia Federal. Em consequência, o recém-aberto edital do pregão dos panetones teve que ser suspenso, já que os prazos licitatórios ficariam estourados. Por enquanto, não há previsão de compra emergencial.

A secretaria estuda presentear as famílias com outro item já em estoque. Segundo o órgão, em 2005 e 2006 teriam sido comprados 7,5 mil e 8 mil panetones, respectivamente.