Título: Um líder que nunca tira férias
Autor: Valle, Sabrina
Fonte: O Globo, 07/12/2009, O Mundo, p. 28
Presidente trabalha das 5h à meia-noite
LA PAZ. Em quatro anos de mandato, Evo Morales nunca tirou férias. Acompanhar o ritmo frenético desse ex-líder cocaleiro que se transformou no primeiro presidente indígena do país requer muita resistência. Em dias normais, reuniões com funcionários são comumente marcadas para as 5h e muitas vezes a jornada passa da meia-noite, não raro com uma partida de futebol no meio. Durante o período eleitoral, os dias incluíam visitas por avião, helicóptero e carro de três a quatro cidades distantes em menos de 24 horas. Os assessores ficam com mal de altitude por causa da variação de até 4.000 metros entre elas, mas Morales não. Isso aconteceu em outubro, quando ele completou 50 anos. Na véspera, viajara por todo o país e chegara no aeroporto de El Ato à 1h, cobrando de sua equipe pontualidade para a reunião marcada para quatro horas mais tarde.
Filho de modesta família indígena da etnia aimará, ele não concluiu o ensino médio e nem se casou. Tem dois filhos de mulheres diferentes, um menino de 14 anos e uma filha de 15. Ontem, Morales votou em Chapare, esteve em Cochabamba e voltou a La Paz para acompanhar os resultados. Passou o dia com o traje habitual: camisa de mangas curtas e calça escura. Em dias especiais, usa trajes típicos andinos. As comemorações dos primeiros resultados ainda estavam em aberto quando um assessor afirmou:
¿ Ele ficaria no palácio presidencial. Mas ele é muito ativo e sempre muda a programação de última hora, nunca sabemos. (S.V).