Título: Sabotagem contra o clima
Autor:
Fonte: O Globo, 07/12/2009, Ciência, p. 30
ONU diz que hackers participaram de ação orquestrada para enfraquecer cúpula
Na véspera da 15ª Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP-15), que começa hoje em Copenhague, a ONU chamou a atenção ontem para uma ação criminosa orquestrada para prejudicar a cúpula. O caso pode envolver até o serviço secreto russo. O vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Jean-Pascal van Ypersele, declarou que o roubo de milhares de e-mails da Universidade de East Anglia (Inglaterra) não foi trabalho de céticos do clima amadores, mas de uma sofisticada tentativa de desacreditar os fundamentos científicos das mudanças climáticas provocadas pela ação humana, base das discussões da COP-15.
O roubo de e-mails vem alimentando blogs e sites a porem em dúvida a credibilidade das pesquisas. A liberação parcial das mensagens dá a entender que dados foram manipulados para associar o clima à ação humana. Na sexta-feira, o caso levou dois dos 5.835 membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood a propor que o Oscar dado a Al Gore por "Uma verdade inconveniente", em 2007, fosse retirado, numa manobra para chamar atenção mas sem validade na prática, já que o documentário não se baseia em dados de East Anglia e dois em mais de cinco mil membros não teriam como retirar um prêmio.
Agência russa estaria envolvida
Segundo o jornal inglês "The Independent", há indícios de participação da FSB, agência russa de inteligência que sucedeu a KGB, no vazamento de e-mails. O serviço secreto russo costuma patrocinar hackers e seu escritório em Tomsk, na Sibéria - cidade de onde foram disseminados os e-mails roubados - tem um histórico de estimular estudantes locais a invadir sites de opositores da Rússia.
Muitas das informações sobre os e-mails de East Anglia foram distribuídas pelo negociador da Arábia Saudita em Copenhague, Mohammad al-Sabban. A Arábia Saudita é um dos países que tem combatido limitações aos combustíveis fósseis. Segundo a ONU, os primeiros ataques de hackers ocorreram em outubro, mas os e-mails só começaram a ser divulgados em meados de novembro. Grupos que contestam as mudanças climáticas alegam que os cientistas manipularam informações e omitiram opiniões diferentes das deles. Ontem, a ONU voltou a destacar que seus relatórios são baseados em milhares de estudos de centenas de universidades de todo o mundo e que East Anglia é só uma delas.
- Isso não muda em nada as conclusões do IPCC. Não se trata de um climagate, mas um hackergate - afirmou o diretor do Programa de Meio Ambiente da ONU, Achim Steiner.
Yvo de Boer, secretário-executivo da COP-15, disse que o caso está sendo investigado:
- Acho bom que tudo seja feito de forma transparente. Se qualidade e integridade estão sendo questionadas, isso tem que ser examinado.
Os e-mails roubados começaram a ser postados em 17 de novembro no site realclimate.org, lido por cientistas. O site foi invadido por hackers usando um computador na Turquia. Em minutos, as mensagens foram tiradas do ar. Mas, em seguida, os mesmos e-mails foram postados no The Air Vent, blog de céticos do clima. Desta vez, a origem dos hackers era a Arábia Saudita. Mas uma investigação revelou que o computador saudita transmitia arquivos armazenados em computadores da Rússia.