Título: Exame cansativo e trabalhoso
Autor: Birman, Daniela; Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 07/12/2009, O País, p. 8

Professores dizem que a cobrança de conteúdo aumentou

Para professores e alunos, as provas do Enem aplicadas no fim de semana foram cansativas e trabalhosas. Além do tempo apertado e dos enunciados extensos, docentes chamaram a atenção para uma cobrança maior de conteúdo no exame deste ano. Na opinião do professor Pedro Sérgio Pereira, do Cursinho do XI, de São Paulo, a avaliação de ciências humanas aplicada anteontem trazia perguntas bem parecidas com as de um vestibular tradicional:

¿ Somente a partir da nona questão começaram a aparecer interpretações de textos. Todos as perguntas anteriores estavam relacionadas à memorização.

Luiz Paulo de Andrade, da área de química do GPI, considerou a avaliação mais difícil do que aquela que vazou em outubro:

¿ Algumas questões ocupavam páginas inteiras. Além disso, a linguagem era muito rebuscada, e os temas escolhidos não estavam de acordo com o que é estudado no ensino médio. Havia a análise de uma radiografia, por exemplo, e um gráfico retirado de um livro de física nuclear. Os alunos certamente terão dificuldades.

O coordenador de pré-vestibular do Colégio QI, Renato Pellizzari, chegou a fazer o Enem nos dois dias. Para ele, o exame aplicado teve um grau de dificuldade entre médio e difícil:

¿ Achei a prova cansativa pelo grande número de questões. Os enunciados eram extensos. A prova de português estava mais trabalhosa e tomava um pouco mais de tempo.

Ele considerou, porém, boa a distribuição de temas:

¿ O exame abordou de maneira equilibrada assuntos ligados aos mais variados períodos históricos, aspectos geográficos, análise de textos, gráficos, charges e fotografias.

Já para César Augusto Menezes, professor de história do GPI, a prova surpreendeu:

¿ Ela continua sendo uma prova de habilidades e competências, mas o nível de conteúdo exigido foi bem maior. Tenho dúvidas quanto ao aluno mais carente. Como prova cidadã, ela acabou se ¿elitizando¿ um pouco.

Os gabaritos de todas as provas do Enem estão disponíveis no site do GLOBO, com comentários de professores do GPI para cada questão, em parceria com o Colégio 24 Horas.