Título: Final do Brasileirão atrapalha prova na Uerj
Autor: Birman, Daniela; Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 07/12/2009, O País, p. 8

Barulho incomodou candidatos

ALINE COSTA saiu da prova na Uerj para o jogo no Maracanã

Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde havia 5.558 candidatos inscritos para o Enem, o clima ontem era de final de Campeonato Brasileiro. Muitos estudantes vestiam a camisa do Flamengo, alguns candidatos reclamavam dos engarrafamentos causados pelo jogo no Maracanã, e outros se queixavam do barulho da torcida ao redor da Uerj.

Apenas cinco candidatos chegaram atrasados. Impedidos de entrar, eles atribuíram o atraso ao trânsito causado pelo jogo. Como o estacionamento da universidade estava liberado, centenas de torcedores pararam seus carros ali e ficaram concentrados antes da partida. Desde o início do exame, às 13h, fogos, buzinas e gritos de torcida incomodaram alunos.

¿ O barulho atrapalhou demais a concentração. Apesar de ser flamenguista, achei desnecessária essa barulheira toda. Na minha sala, todo mundo estava reclamando ¿ contou Anna Luísa de Mello, de 19 anos, candidata a uma vaga em Desenho Industrial.

Por volta das 15h (primeiro horário permitido para deixar a prova), vários alunos flamenguistas saíram das salas correndo para assistir à partida entre Flamengo e Grêmio. Cherubin Cunha, de 18 anos, foi o primeiro.

¿ Para mim, o barulho só deu emoção. Terminei a prova às 14h55m para entrar tranquilo no Maracanã. Estou fazendo vestibular para engenharia, mas, se pudesse, faria para futebol ¿ brincou ele.

Aline Costa, de 16 anos, saiu em seguida e se encontrou com o pai para pegar o ingresso do jogo.

¿ Fiz a redação primeiro e, mesmo com o barulho, fiquei tranquila ¿ disse a estudante, que concorre a uma vaga em Administração.