Título: Enem começa hoje com segurança reforçada
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 05/12/2009, O País, p. 14

Mais de quatro milhões de estudantes vão fazer a prova, e PF investiga gabarito falso

BRASÍLIA. Em meio a uma operação de guerra para evitar vazamentos, o Ministério da Educação realiza hoje e amanhã o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com 4,1 milhões de inscritos, o exame será aplicado em 1.828 municípios, a partir das 13h de hoje.

As provas foram distribuídas pelos Correios, com escolta do Exército. Em cada estado, caberá às polícias militares garantir a segurança. As medidas foram definidas em parceria com a Polícia Federal. Ontem, o MEC pediu à PF que investigue a divulgação de um gabarito falso na internet.

Antecipando-se a qualquer problema, o ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou esta semana que seguiu à risca as recomendações da PF. Ele foi ontem no Pará, onde uma estrada que dá acesso ao sul do estado foi bloqueada por trabalhadores sem-terra. As provas foram levadas de avião.

O Enem 2009 foi concebido para substituir o vestibular. Isso ocorrerá em 23 universidades federais e 26 institutos federais de ciência e tecnologia. Em outras 20 universidades federais, o exame contará pontos no vestibular. O teste seleciona ainda os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A estreia do novo Enem estava prevista para 3 e 4 de outubro, mas foi adiada devido ao vazamento da prova. O Enem é composto de uma redação e quatro provas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.