Título: A caminho de Paris
Autor: Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 05/12/2009, Economia, p. 37

Diniz soube do vazamento no avião

DINIZ pretendia anunciar a operação só na semana que vem

SÃO PAULO. O anúncio feito ontem por Pão de Açúcar e Casas Bahia teve de ser antecipado por causa do questionamento da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sobre ¿movimentações atípicas¿ com ações da Globex. Com isso, o empresário Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Pão de Açúcar, teve de retornar de um voo para Paris para concluir as negociações.

¿ A gente tinha duas opções: ou abria a transação, fazia um ¿disclosure total¿, ou fechava de uma vez ¿ explicou Diniz, que foi contatado pelo diretor financeiro do Pão de Açúcar, Eneas Pestana, a bordo de seu avião particular. ¿ Estava indo para a França, onde queria anunciar pessoalmente a operação na reunião do Conselho de Administração do Casino. E dei meia volta na altura de Salvador ¿ contou Diniz, que pretendia anunciar a compra das Casas Bahia só na próxima semana.

Pestana disse ter sido procurado por representantes da Bovespa, que queriam saber sobre possíveis motivos para a alta inesperada dos papéis do Ponto Frio. Segundo Pestana, apenas 4,5% das ações da Globex são negociados no pregão da Bovespa ¿ o restante são dos ex-controladores.

¿ É um volume muito pequeno, e uns poucos negócios podem alterar bastante os preços. Mas, se houve manipulação, quem fez isso terá de responder à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ¿ disse Pestana.