Título: Arruda tem relações perigosas com setor imobiliário
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 06/12/2009, O País, p. 8

Construtor que aparece em vídeo entregando propina a Durval foi beneficiado com mudanças no Plano Diretor

CORRUPÇÃO DOCUMENTADA: Denunciante diz que deputados distritais foram corrompidos para aprovar alterações

BRASÍLIA. A Operação Caixa de Pandora, que apura o mensalão do DEM, aponta para as relações perigosas do governo José Roberto Arruda com o setor imobiliário do Distrito Federal, que está se expandindo em ritmo supersônico na atual administração.

Uma das gravações feitas por Durval Barbosa mostra o empresário José Celso Gontijo, dono de construtora do mesmo nome, entregando pacotes de dinheiro ao ex-secretário.

Gontijo é um dos beneficiados com mudanças no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), aprovadas pela Câmara Legislativa a pedido do governo. Segundo um estudo técnico elaborado por consultores da Câmara, o aumento da área urbana previsto no plano equivale ao dobro da demanda habitacional do DF até 2020.

O Pdot expandiu a área urbana para atender 1,64 milhão de pessoas, quando a demanda será de 842 mil. A área foi ampliada em 20 mil hectares, mais 20% em relação ao plano anterior, de 1997, com redução da área rural.

O Ministério Público do DF e ambientalistas enxergam indícios de atendimento aos interesses da especulação imobiliária. Semana passada, o MP entrou com ação direta de inconstitucionalidade contra a lei, aprovada este ano pela Câmara Legislativa.

O depoimento de Durval Barbosa ao MP vincula o vice-governador do DF, Paulo Octávio ¿ outro gigante do ramo imobiliário ¿ ao esquema de recolhimento de propinas em troca de benesses a empresários. Durval disse que Marcelo Carvalho, um dos diretores do Grupo Paulo Octávio, além de recolher propinas de empresas de informática, ¿foi um dos responsáveis pela distribuição dos valores arrecadados para pagamento dos deputados distritais da base do governo, em razão da aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF¿. Segundo Durval, ¿o dinheiro foi arrecadado entre as empresas que se beneficiaram com a aprovação do novo Pdot¿.