Título: Em Minas, solução ficará para as prévias
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 06/12/2009, O País, p. 11

BELO HORIZONTE. A escolha do novo comando do PT de Minas hoje, em segundo turno, manterá o impasse entre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. A definição sobre quem concorrerá à sucessão do governador Aécio Neves (PSDB) deverá ficar para as prévias, em fevereiro. A direção nacional trabalha pela formação de uma chapa com o PMDB.

Dos dois lados, a expectativa é que o novo presidente ¿ seja o deputado federal Reginaldo Lopes, ligado a Pimentel, ou o secretário nacional de Comunicação do PT, Gleber Naime, apoiado por Patrus ¿ ganhe com uma margem apertada. O ex-prefeito apostava que uma vitória em novembro favoreceria o acerto com o ministro, mas agora admite que o consenso será difícil.

Baseado em pesquisas que lhe dariam vantagem, o ministro sustenta que a militância deve ser consultada mesmo que seu candidato saia vitorioso do PED. O casamento PTPMDB no segundo colégio eleitoral do país asseguraria à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um palanque único nas eleições de 2010. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, apoia Gleber.