Título: Ameaça de expulsão
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 29/05/2009, Política, p. 7

Enquanto PT e PMDB acirravam os ânimos pelos corredores, a oposição agiu para tentar barrar a matéria. O PSDB foi radical. O presidente da legenda, Sérgio Guerra (PE), anunciou a intenção de expulsar os que assinaram a proposta e disparou telefonemas pedindo a retirada das assinaturas. Conseguiu. Antonio Feijão (AP), Alberto Leréia (GO), Eduardo Barbosa (MG), Rogério Marinho (RN) e Silvio Torres (SP) desistiram de apoiar a matéria.

Em Minas, o governador, Aécio Neves, condenou a possibilidade de uma segunda reeleição tanto para Lula, quanto para os governadores. ¿Até dois mandatos já é muito. Oito anos é um tempo muito extenso para se governar. Sou partidário da tese de mandato de cinco anos sem reeleição¿, disse. Para Aécio, não há hipótese de a proposta ser aprovada. Mas se isso acontecesse, ele garantiu que não concorreria a um terceiro mandato como governador de Minas. ¿A alternância do poder, mesmo que dentro de um partido, entre pessoas, é muito importante¿, defendeu.

No DEM, o presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que os deputados signatários do requerimento de apoio à matéria não sofreriam sanções, mas às 23h ele havia conseguido convencer oito a desistirem do apoio ¿ José Maia Filho (PI), Walter Ihoshi (SP), Francisco Rodrigues (RR), Jorge Khoury (BA), Félix Mendonça (BA), Fernando de Fabinho (BA), José Carlos Vieira (SC) e Clóvis Fecury (MA),¿, enterrando a proposta, pelo menos, por enquanto. Agora, a PEC retorna para o autor, o peemedebista Jackson Barreto, que terá a oportunidade de recolher novas assinaturas. É necessário um mínimo de 171 rubricas para que a proposta possa tramitar.