Título: Varejo já se adapta a consumidores idosos
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 10/12/2009, Economia, p. 32

Turismo é um dos primeiros a apostar nesse nicho. Hoje, 60% dos passageiros de cruzeiros têm mais de 60 anos

ARLETE TEM, em sua academia, fisioterapeuta e professor de dança

Da indústria de cosméticos às academias de bairro, o varejo brasileiro já começa a se adaptar ao consumidor acima de 60 anos. Não à toa. O comércio está de olho no potencial de consumo desses idosos, estimado em R$255,6 bilhões ao ano, como mostrou, no último domingo, a reportagem de abertura da série ¿O Brasil que envelhece¿, que termina hoje. Segundo especialistas, ao apostar no público mais velho, o varejo faz bem: além de renda, ele tende a ser fiel.

¿ Uma pequena parte do varejo está preparada para atender com excelência o idoso. Nossas pesquisas apontam que, além de mais fiel, quase metade desses consumidores gasta mais do que esperado ¿ comentou Nuno Fouto, professor do Programa de Administração do Varejo (Provar).

O setor do turismo foi um dos primeiros a apostar no nicho. Segundo pesquisa do QuorumBrasil, viajar é o desejo de consumo da maioria (58%) dos idosos. Por isso, por exemplo, o Ministério do Turismo tem há quase dois anos o ¿Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem¿, em que o idoso paga metade do valor da hospedagem. Além disso, hoje, 60% dos passageiros de cruzeiros têm mais de 60 anos. Até o segmento de intercâmbio já se rendeu. Na agência Student Travel Bureau (STB), por exemplo, o intercâmbio para a terceira idade representa 2% dos viajantes de EUA, Canadá e Inglaterra.

¿ Fomos eu e uma amiga para o Canadá, onde meu filho estava, fazer um curso de inglês. Estávamos num jardim de infância: éramos, sem dúvida, as mais velhas da turma. Mas fizemos amigos de outros países, passeamos e nos divertimos muito ¿ disse Dircea Ferreira, de 62 anos, que já sonha com o cruzeiro que fará em 2010.

Programas de condicionamento físico para idosos aparecem em academias, como a Companhia Athletica. Já o Instituto de Dança, de Dona Arlete, 73 anos, criou a aula Dança Fisio. que une dança e fisioterapeuta.

¿ Temos alunos com mal de Alzheimer, Parkinson, depressão e dificuldades de locomoção, porém, durante a dança e com o fisioterapeuta, eles se reintegram à arte de sorrir e vivem a juventude ¿ conta o professor Antônio Carioca.

No segmento de beleza, a Natura mudou há alguns anos a forma de tratar esse público: em vez de estimular a beleza jovem, a empresa apresenta a beleza de cada idade. E em potes de cosméticos, há indicações para quem tem acima de 60 anos.

¿ Essa consumidora é exigente, não acredita em milagres e lê rótulos ¿ explicou Renata Ortolani, gerente de Unidade de Negócios de Natura.

Nos salões de beleza, o tratamento também é diferenciado. Alfredo Pedroza, gerente do Crystal Hair, explica que suas clientes idosas compartilham vivências. Em média, gastam R$800 por mês. No Éclat, o movimento surpreendeu os donos:

¿ Tudo foi pensado para esse público. As cadeiras e lavatórios oferecem regulagem extra para oferecer mais conforto ¿ disse Márcio Mello, sócio do Éclat.