Título: Um país em extiçao
Autor: Berlinck, Deborah; Jansen, Roberta
Fonte: O Globo, 10/12/2009, Ciência, p. 40

UMA JANGADA navega próximo à Kiribati: mar pode engolir país em 50 anos

Quem fala mais alto em Kiribati não é o governo. A voz que influencia a população é a de Pelenise Alofa Pilitati, uma líder comunitária que ofusca as autoridades promovendo ações de sobrevivência no arquipélago que pode ser engolido pelo mar em, no máximo, 50 anos.

Protestante fervorosa, Pelenise trocou a Bíblia por causas mais terrenas há cinco anos. Foi o jardim da irmandade onde vive que a empurrou para o discurso ambientalista. Dos 20 coqueiros que separavam a casa da praia, a maré levou 18. Quando sua horta enfim sucumbiu, Pelenise percebeu que, se não adaptasse seu cultivo, teria de se conformar com uma dieta baseada em arroz e enlatados. De panela em punho, a religiosa tornou-se conhecida ao peregrinar por escolas e hospitais ensinando como preparar, dentro de bolsas, lentilhas e feijão, novidades naquela ilha.

¿ Faço tudo para salvar essas ilhas ¿ garante. ¿ Sou feliz aqui, e vou resistir até o fim. Não quero deixar o meu país.

Em setembro, quando uma tempestade varreu países vizinhos, chegou a se despedir dos amigos por e-mail. A devastação não atingiu Kiribati. Mas o país ainda está em risco. (Renato Grandelle)