Título: Obama elogia Fundo Amazônia
Autor:
Fonte: O Globo, 11/12/2009, Ciência, p. 40

No seu primeiro pronunciamento sobre a Conferência do Clima de Copenhague, o presidente americano, Barack Obama, elogiou o Fundo Amazônia, a iniciativa brasileira para obter recursos para ações de combate ao desmatamento e de preservação da floresta. Em Oslo, onde recebeu o Prêmio Nobel de Paz deste ano, Obama disse ter ficado "muito impressionado" com a iniciativa. A Noruega foi a primeira nação a aderir ao fundo, criado em 2008, se comprometendo a contribuir com até US$1 bilhão até 2015, com a condição de que o Brasil atinja as metas de redução estabelecidas.

- Estou muito impressionado com esse modelo criado pelo Brasil e apoiado pela Noruega - disse Obama. - Este é provavelmente o meio mais barato de enfrentar as mudanças climáticas.

Em Copenhague, o G-77, que reúne a maioria dos países em desenvolvimento, fez ontem um apelo direto a Obama, para que se comprometa com uma meta de redução de emissões comparável à de outras nações desenvolvidas. Representes do grupo afirmaram que "será constrangedor para os EUA não fazer parte de uma solução para salvar a Humanidade".