Título: Revisão do IBGE suaviza dados
Autor: Almeida, Cássia; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 11/12/2009, Economia, p. 31

O IBGE apresentou ontem não só os dados do PIB do terceiro trimestre, mas também a revisão da série histórica desde 2007. Com isso, os números ficaram muito diferentes dos divulgados no passado. De forma geral, a revisão suavizou os movimentos: ao mesmo tempo em que a queda no período de recessão não foi tão forte, as altas no período de recuperação foram menos expressivas. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008, divulgados em setembro deste ano e que trazem informações mais precisas sobre a economia, acabaram alterando os resultados do PIB.

Assim, a queda do quarto trimestre de 2008, por exemplo, foi de 2,9%, e não de 3,4%. Por outro lado, o PIB no segundo trimestre deste ano variou 1,1%, e não 1,9%.

O IBGE costuma fazer as revisões no terceiro trimestre. Isso porque, diz Rebeca Palis, gerente das contas trimestrais, são incluídas nesse período as contas anuais consolidadas. Agora, foram incluídos os dados revisados de 2007, o que mudou o peso dos setores na economia. O setor de serviços, por exemplo, ganhou força, assim como os investimentos, que caíram muito em 2009.

Por tudo isso, a forte queda do quarto trimestre de 2008, que havia sido considerada um outlier - expressão em inglês que significa um resultado muito atípico, fora da curva - foi, agora, considerada um dado normal, o que alterou novamente toda a série.