Título: Terra arrasada no PIB da agropecuária
Autor: Beck, Martha; Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 11/12/2009, Economia, p. 32

Setor prevê recuo de 5% este ano, com safra menor e queda de preços

Setor da economia brasileira com pior desempenho no terceiro trimestre, quando registrou queda de 9% sobre o mesmo período do ano anterior, a agropecuária continuará fraca até o fim do ano. De acordo com Rosemeire Santos, economista da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), este ano houve uma coincidência de vários fatores negativos para o campo, cenário que só começará a mudar em 2010:

- Tivemos uma safra ruim, de cerca de 134 milhões de toneladas de grãos (em 2008, a safra, recorde, fora de 144 milhões de toneladas). Começamos o ano com produtores endividados, falta de tecnologia, chuvas em excesso. E em agricultura não dá para mudar as coisas rapidamente.

Ela acredita que o PIB agropecuário - aquilo que é produzido dentro das fazendas - deverá ser 5% menor neste ano que em 2008. Já nas contas do agronegócio, que inclui o processamento dos alimentos e demais produtos agrícolas, o tombo será maior, de 7%, principalmente pela redução de 10,32% nas exportações brasileiras. Entretanto, Rosemeire prevê que o resultado dos três últimos meses de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior será um pouco melhor que o do trimestre passado.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que a queda de 9% no PIB da agropecuária no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2008 teve como fator principal a queda de preços de produtos como feijão (-56%), carne suína (-30%), arroz (-16%) e carne bovina (-12%). (Henrique Gomes Batista)