Título: A recuperação foi menos vigorosa
Autor: Almeida, Cássia; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 11/12/2009, Economia, p. 33
BRASÍLIA. A Cepal reviu para 0,3% sua projeção para o PIB brasileiro em 2009. Osvaldo Kacef, diretor da divisão de Desenvolvimento Econômico da Cepal, diz que a recuperação está menos vigorosa.
O que a Cepal espera para o Brasil?
OSVALDO KACEF: O crescimento este ano vai ser próximo de zero, 0,3%. Na segunda metade do ano, a recuperação se manteve, mas foi menos vigorosa do que se estava imaginando.
A Cepal já incluiu os dados do IBGE em suas contas?
KACEF: Quando recebemos os números, tivemos que mudar o que já estava concluído desde quarta-feira. Alteramos os dados do Brasil e de América Latina e Caribe, pois o PIB brasileiro equivale a um terço do total da região.
Quais eram os números?
KACEF: Não estamos divulgando esses dados.
O relatório da Cepal também fala em inflação e juros.
KACEF: O reaquecimento das economias pode aumentar as pressões de preços. Isso deve levar os governos da região a endurecer a política de juros, dando origem a outra preocupação: o câmbio. O Brasil tem grau de investimento, o que o torna ainda mais atraente para os investidores. A pergunta em 2010 será: como manter a estabilidade de preços e um câmbio que não seja desigual? (V.O.)