Título: PT exibe jogral de Lula e Dilma na TV
Autor: Lins, Letícia; Garrone, Raimundo
Fonte: O Globo, 11/12/2009, O País, p. 13

No Maranhão, presidente diz que PMDB deveria sugerir três nomes para vice

BRASÍLIA E SÃO LUÍS. O programa político do PT, exibido na noite de ontem, exaltou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a grande responsável por três dos principais programas do governo: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Minha Casa, Minha Vida e o Pré-Sal. No programa, os petistas apresentaram dados e feitos do governo Lula e atacaram o PSDB.

Boa parte do programa foi dedicado à estratégia definida pelo PT e pelo governo para a disputa presidencial: as comparações entre as gestões de Lula e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Lula e Dilma se dividiam nos elogios mútuos e na divulgação de ações do governo.

- O que o Lula está fazendo, não pode parar - disse Dilma.

Em seguida, Lula dividiu ações de seu governo com a equipe liderada por Dilma.

- Sozinho, não faria nada. Foi tudo graças a uma grande equipe, comandada pela ministra Dilma. Uma equipe que faz tudo com muito amor e competência - disse Lula.

- O Brasil se tornará a quinta economia mundial em poucos anos - afirmou a ministra, em seguida.

Ao comparar o governo de Lula com a gestão de Fernando Henrique, os locutores listam vários itens que seriam "coisas de pobre" e outras que seriam "coisas de rico".

- Antes (no governo FH), só ricos tinham direito a ser feliz - disse o locutor.

Lula diz que PMDB não deve impor o nome do vice

O programa divulgou uma pesquisa na qual 68% dos entrevistados disseram que o PSDB governava para os ricos; 66% reprovaram as privatizações e 56% concordaram que os tucanos ignoram o Nordeste.

- O PSDB aumentou impostos e o desemprego. Com eles, o Brasil faliu e pediu dinheiro ao FMI.

Em entrevista a uma rádio no Maranhão, Lula sugeriu ontem que o PMDB apresente até março uma lista tríplice para que a pré-candidata do PT à sua sucessão, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), escolha o seu vice.

- Defendo que o vice seja dos partidos aliados. O PMDB é o maior partido aliado que compõe a base do governo, mas acho prematuro a gente ficar discutindo nomes. O correto não é o PMDB impor um nome forte. O correto é o PMDB indicar três nomes dentro do partido para a ministra Dilma, para que ela possa escolher - defendeu Lula.

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), reagiu à proposta:

- Com todo respeito ao presidente Lula, o PMDB aceitaria, se esse fosse também o critério para a escolha do candidato do PT a presidente. Como o presidente Lula definiu a candidata que poderemos apoiar, esse critério seguramente o PMDB desconsiderará.