Título: DEM abrirá processo disciplinar contra Leonardo Prudente
Autor: Vasconcelos, Adriana; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 11/12/2009, O País, p. 3
Deputado foi flagrado escondendo pacotes de dinheiro nas meias
DEPUTADO distrital Leonardo Prudente guarda dinheiro nas meias: processo no DEM
Isabel Braga
BRASÍLIA. Com a decisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, de se desfiliar do DEM, o partido se dedicará agora ao processo disciplinar contra o deputado distrital Leonardo Prudente, presidente licenciado da Câmara Legislativa. Em um dos vídeos gravados pelo ex-secretário do GDF Durval Barbosa, Prudente aparece enchendo os bolsos e meias de pacotes de dinheiro. O presidente do diretório regional do DEM, o vice-governador Paulo Octávio - que não será incomodado, por ora, com um processo - deverá se afastar dessa função para evitar mais desgastes.
- Vamos fazer uma reunião da executiva regional para iniciar o processo disciplinar contra o deputado Leonardo Prudente. Vamos cumprir o rito previsto no estatuto e no código de ética do partido - disse o secretário-geral do DEM-DF, Flávio Couri.
Segundo Couri, contra Paulo Octávio não há vídeo nem nada que justifique processo disciplinar interno:
- Com relação ao governador Paulo Octávio não tem imagem, não tem absolutamente nada a não ser alguém citando o nome dele. Se evoluir, vamos tomar providências.
Prudente, segundo sua assessoria, está na fazenda de familiares, no interior de Goiás, e só retornará à Câmara depois do dia 16, quando vence sua licença médica. Ele pediu afastamento de 60 dias da presidência da Câmara Legislativa e, apesar da pressão forte para que renunciasse ao cargo, avisou a Arruda que não o faria.
Integrantes da executiva nacional têm o mesmo entendimento de Couri sobre o vice-governador: de que não há elementos, pelo menos neste momento, para expulsá-lo da legenda. Alguns parlamentares do DEM afirmaram ontem que o primeiro teste de Paulo Octávio será comandar a expulsão de Prudente da legenda.
COLABOROU: Cristiane Jungblut