Título: Agropecuária do país terá 1aqueda
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 13/12/2009, Economia, p. 33

Crise afeta exportações, e safra de soja encolhe 13% este ano. Estimativas são de recuo de 5% no PIB do setor

A agropecuária brasileira vai fechar no vermelho em 2009, no primeiro recuo desde 1993, quando o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos) agropecuário ficou 0,1% menor. Segundo estimativas da RC Consultores e da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a retração será de 5%. Uma série de fatores explica esse comportamento do setor, que não se via desde o início da década passada, mas a principal explicação está na crise financeira global.

¿ O fraco desempenho das exportações do agronegócio por causa da crise inibiu o plantio. O ciclo de comercialização perdeu força ¿ afirmou Fabio Silveira, sócio-diretor da RC Consultores.

PIB agrícola vem caindo desde fim de 2008 Nesse cenário de crise, os estímulos de crédito dos bancos públicos não tiveram o efeito esperado de reerguer o setor.

Primeiro, por representar apenas 30% do volume de crédito.

O financiamento vem dos próprios fornecedores ou compradores.

Segundo, por falta de perspectiva com a crise.

Na última quinta-feira, a divulgação pelo IBGE dos números do PIB do terceiro trimestre ¿ cujo crescimento de 1,3% decepcionou os analistas e o governo, que esperavam 2% ¿ surpreendeu pela queda forte da agropecuária. O setor amargou quedas tanto contra o terceiro trimestre de 2008 (9%) quanto frente ao segundo trimestre deste ano (2,5%). Nas comparações com o mesmo período do ano anterior, as taxas estão negativas desde o fim do ano passado.

¿ É natural que o PIB agrícola esteja negativo, a safra de grãos foi significativamente menor (-7%) este ano ¿ disse Marco Antonio Franklin, sócio da Platina Investimentos.

A renda agrícola sofreu com a safra menor e a crise, segundo Franklin. O dólar subindo muito no início da crise compensou um pouco a baixa dos preços das commodities agrícolas. Mas, mesmo assim, na soja, por exemplo, o preço caiu para US$ 8 o bushel (medida de negociação), enquanto o dólar valia R$ 2,50.

Agora, o preço começou a se recuperar, mas o dólar mais baixo comeu os ganhos recentes: ¿ O produtor não teve estímulos para novos investimentos ¿ afirmou.