Título: Irã em maio, G-20 em junho, Copa em julho
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 14/12/2009, O País, p. 5
Com eleições, porém, 2010 deve ter mais viagens de Lula pelo país
BRASÍLIA. Entre março e abril de 2010, o presidente tem previsto um roteiro pela América Central, que deve incluir República Dominicana, Haiti e Cuba, emendando com uma visita ao México, onde haverá uma reunião do Grupo do Rio, que congrega países latinoamericanos e caribenhos.
Em abril, o presidente deve ir ao Oriente Médio, mas sem incluir ainda a já polêmica anunciada viagem ao Irã.
A retribuição da visita do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que esteve no Brasil na última semana de novembro, deve ocorrer em maio.
Em junho, Lula terá compromisso na reunião do G-20 (grupo de países ricos e emergentes), em Toronto, no Canadá. O presidente cumprirá ainda a promessa de visitar anualmente países da África. Essa viagem deve ocorrer em julho, próximo ao encerramento da Copa do Mundo da África do Sul, marcado para o dia 11 de julho, pois Lula pretende assistir à partida final da Copa.
Tudo isso além dos encontros bilaterais periódicos com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, e da Argentina, Cristina Kirchner. Mais a cúpula do Mercosul, na Argentina.
Com as viagens de 2010, ele pode não bater o recorde de dias no exterior ¿ este ano foram quase 90 dias ¿ , mas pode superar os anos anteriores em ausências de Brasília. O ano será de eleição para escolher o sucessor de Lula no Planalto, e o presidente pretende andar, e muito, pelo país.