Título: Afastado da PF, Protógenes ganha cargo no governo
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 15/12/2009, O País, p. 9

Agora no PCdoB, ele foi convidado por ministro do PCdoB

BRASÍLIA. Afastado da Polícia Federal desde março, o delegado Protógenes Queiroz, exchefe da Operação Satiagraha, foi convidado para coordenar a Comissão de Segurança em Estádios do Ministério do Esporte.

O convite foi feito pelo ministro Orlando Silva, do PCdoB, partido ao qual o delegado se filiou. Protógenes responde a 11 investigações internas da polícia, que vão desde uso supostamente indevido de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Satiagraha até a produção de um blog na internet.

As divergências em torno da Satiagraha, investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, provocaram uma das piores crises da Polícia Federal e acabaram resultando no afastamento do ex-diretor da Abin Paulo Lacerda. Atualmente, o ex-diretor é adido da PF em Portugal.

Delegado é integrante de comissão da Fifa desde 2006 Protógenes Queiroz terá como tarefa coordenar o planejamento da segurança nos estádios brasileiros na Copa das Confederações, em 2013, da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas do Rio, em 2016. O ex-delegado é, desde 2006, integrante da Comissão de Segurança em Estádios da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

¿ O incidente em Curitiba (invasão do estádio na última rodada do campeonato brasileiro) foi determinante para que me chamassem ¿ disse Protógenes.

Orlando Silva fez o convite ao delegado por telefone, na semana passada. Logo depois, os dois acertaram os detalhes da contratação numa conversa pessoalmente. O novo emprego do delegado depende, no entanto, de decisão da direção da PF. Caberá ao diretor da instituição, Luiz Fernando Corrêa, desafeto do delegado, autorizar ou não a transferência de Protógenes para o Ministério do Esporte.

Afastamento de delegado depende de Tarso Genro ¿Tramita procedimento administrativo referente à cessão do servidor público federal Protógenes Queiroz para o Ministério do Esporte, onde exerceria trabalhos de assessoria.

Aguarda-se a conclusão do referido procedimento com a manifestação do órgão de origem¿, afirma nota da assessoria de imprensa do Ministério dos Esportes.

Desde a deflagração da Satiagraha, em julho do ano passado, a Corregedoria da PF vem abrindo várias investigações contra Protógenes. A partir da conclusão de um desses procedimentos, a corregedoria sugeriu o afastamento do delegado por 60 dias. Protógenes é acusado de participar da campanha do candidato a prefeito de Poços de Caldas pelo PT, Paulo Tadeu, em setembro do ano passado. A decisão sobre o afastamento cabe ao ministro da Justiça, Tarso Genro.

O ministro pediu parecer da consultoria jurídica sobre o processo.

No entanto, de acordo com um de seus auxiliares, a tendência do ministro Tarso Genro é esperar a conclusão de outras investigações da polícia para tomar uma decisão sobre o caso. Protógenes Queiroz planeja se candidatar ao Senado pelo PCdoB de São Paulo nas eleições de 2010