Título: Lula confirma que decisão sobre caças fica para 2010
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 15/12/2009, O País, p. 4

Presidente, no entanto, comemora aquisições para Forças Armadas

BRASÍLIA. No almoço de confraternização com os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que a definição sobre a empresa que fornecerá os caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) ficou para o próximo ano. A expectativa do comando da Aeronáutica era que esse processo estivesse concluído em outubro, com a decisão entre as empresas Dassault (França), Saab (Suécia) e Boeing (Estados Unidos), as três únicas que apresentaram propostas. Apesar do atraso no cronograma dessa compra, Lula comemorou outras aquisições das Forças Armadas.

¿ É com muito orgulho que acompanho o programa nuclear da Marinha, e acompanhei a formalização, este ano, dos contratos para a construção de um estaleiro, uma base de submarinos, um submarino com propulsão nuclear e quatro submarinos convencionais.

E no início de 2010 deveremos tomar a decisão sobre a compra dos aviões-caça para a FAB ¿ disse Lula.

Programa de reaparelhamento da FAB havia sido suspenso O processo de reaparelhamento da FAB se arrasta desde o final do governo Fernando Henrique Cardoso. No primeiro ano do governo Lula, o programa foi suspenso, e somente em maio do ano passado uma comissão foi formada para retomar o projeto.

Embora três empresas tenham apresentado propostas, o governo brasileiro tem preferência pelos caças Rafale da Dassault. Lula deixou essa preferência clara durante a visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil, no dia 7 de Setembro.

No discurso de ontem, Lula fez um balanço dos programas em andamento nas três Forças e disse que o almoço ¿acontece num momento auspicioso¿.

Afirmou que o governo está ¿tornando realidade o compromisso de continuar modernizando e reaparelhando as três Forças¿. Lula lembrou que, na semana passada, o governo enviou ao Congresso Nacional projeto que altera a Lei Complementar 97, fortalecendo o Ministério da Defesa.

¿ Ainda na semana passada, tive a satisfação de saber que o Exército está recebendo o primeiro lote de 34 viaturas blindadas de combate Leopard1A5. Recentemente, autorizei o início do projeto Família de Blindados, de produção nacional. Até 2030, serão entregues ao Exército cerca de três mil blindados ¿ disse.

O presidente também destacou o trabalho desenvolvido pelo Batalhão de Engenharia do Exército em várias obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele citou as obras de transposição do rio São Francisco ¿ boa parte delas tocada pelo Exército