Título: Proposta de lista tríplice para vice irrita PMDB
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 12/12/2009, O País, p. 10

Depois da sugestão de Lula, líder do partido na Câmara cancela reunião com PT sobre 2010

BRASÍLIA. A mobilização de ministros e de dirigentes do PT foi insuficiente ontem para acabar com o clima de mal-estar e irritação no PMDB por causa das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feitas anteontem, no Maranhão. Lula disse que o PMDB deveria encaminhar lista tríplice de candidatos a vice na chapa de Dilma Rousseff à Presidência da República.

Sendo que o nome já definido informalmente pelo partido é o do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP).

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), avisou que está cancelado encontro marcado para quarta-feira entre as cúpulas do partido e do PT sobre as eleições de 2010, e avisou que a escolha do vice é decisão exclusiva do PMDB.

Em nota e em entrevistas, Henrique Alves manteve as críticas à declaração de Lula, mesmo depois de telefonemas da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que falou com Temer, dos ministros Franklin Martins (Comunicação) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e do presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).

Lula, que estava ontem no Peru, deverá ligar para Temer hoje.

Na conversa com Temer, Dilma teria minimizado o fato, afirmando que Lula respondeu a um jornalista sobre qual seria o melhor candidato, se poderia ser o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que estava ao seu lado. E, por isso, teria respondido daquela maneira.

¿ É melhor adiar a reunião para se restabelecer o clima de confiança. Falaram conosco o Berzoini, a Dilma, o Franklin, mas o Lula é o Lula ¿ disse Henrique Alves, avisando: ¿ Se for aprovada a aliança, a chance de o Temer não ser o nosso candidato a vice é a mesma de a Dilma não ser escolhida pelo PT.

Os peemedebistas serristas devem estar muito satisfeitos.

Mais cedo, Henrique Alves lembrou que o PT definiu o candidato segundo seus critérios e o PMDB tem os seus. Resposta direta a Lula, que dissera que ¿o correto¿ seria lista tríplice. Berzoini reiterou a ele e a Temer que não era a posição do PT e que o partido iria acatar a indicação do PMDB, com respeito