Título: Denúncia de corrupção derruba vice-ministro
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/05/2009, Mundo, p. 31

Shahid Malik, da pasta da Justiça, é acusado de pedir o teto do auxílio-moradia enquanto pagava aluguel abaixo do preço de mercado

onda de denúncias de uso irregular de verba pública por parte de políticos britânicos derrubou ontem o primeiro peixe grande. O vice-ministro da Justiça Shahid Malik renunciou ao cargo após ser acusado de ferir o Código de Conduta de Ministros sobre gastos pessoais. Partiu do jornal The Daily Telegraph a acusação de que o Malik estaria pagando um aluguel muito abaixo do valor de mercado por uma casa na região de West Yorkshire, centro da Inglaterra, a um proprietário, Thair Zaman, condenado judicialmente por se apropriar indevidamente de outro imóvel. O Código Ministerial britânico afirma que integrantes do gabinete não podem usar sua posição de influência para obter vantagens financeiras.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu ao conselheiro de assuntos ministeriais, Philip Mawer, que investigue as acusações contra Malik e produza um relatório completo sobre o caso o mais rápido possível. O porta-voz de Brown assinalou que a expectativa é de que o ministro volte ao posto se for considerado inocente. Enquanto a investigação estiver em curso, nenhum outro nome será apontado para substituí-lo.

Assim como no Brasil, parlamentares britânicos também recebem verba indenizatória, além do salário anual de 63.291 mil libras (equivalente a R$ 201 mil). Sendo Malik um representante de West Yorkshire no Parlamento, ele recebe uma ajuda de custo para cobrir despesas de escritório, custos de manter uma residência adicional e gastos com transporte, entre outras despesas. O Telegraph alega que, desde que foi eleito em 2005, ele pede o teto permitido de restituição para custear a casa de Londres. Durante três anos, foram £66.827 mil declarados. Em 2008, requisitou £23,083 mil de indenização, equivalente a £443 semanais. Mas, para viver em sua casa ¿principal¿, em Dewsbury, paga menos de £100 de aluguel por semana, como afirmou Zanan.

Invenção Malik, membro do Partido Trabalhista, o mesmo do primeiro-ministro, disse que as acusações do jornal são uma ¿invenção¿ e que ele ¿segue as linhas¿ do código. ¿Eu não tenho nada pelo que me desculpar. Não fiz nada de errado¿, afirmou. Nas últimas semanas, a imprensa britânica divulgou acusações de mau uso do dinheiro público contra várias autoridades, levando Brown a pedir desculpas em público. Mais de 20 parlamentares e ministros prometeram reembolsar o governo.