Título: Ocupação que já completa cinco dias
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 08/12/2009, O País, p. 3

Manifestantes ignoram ordem judicial e permanecem no plenário da Câmara Legislativa

BRASÍLIA. Os manifestantes que exigem a saída do governador José Roberto Arruda (DEM) continuavam ocupando o plenário ontem à noite, depois de cinco dias, sem aceitar a saída pacífica proposta pelo presidente interino da Casa, deputado Cabo Patrício (PT). À tarde, a juíza Junia de Souza Antunes determinou o cumprimento do mandado de reintegração de posse, expedido na última sexta-feira. A ordem foi comunicada aos manifestantes, que optaram por aguardar a chegada dos policiais, no que chamaram de ¿resistência pacífica¿.

Eles chegaram a retirar os equipamentos de som, colchonetes e outros equipamentos, mas a polícia não entrou. O comandante do Terceiro Batalhão do DF, Cláudio Armond, disse aos oficiais de justiça do TJ-DF não possuir efetivo suficiente para a desocupação: ¿ Temos 12 policiais. Não é para a reintegração. Para retirar 60 manifestantes, teríamos que usar força desnecessária.

A juíza, então, determinou que a Secretaria de Segurança do DF cumpra o mandado, sob pena de responder sobre crime de desobediência.

No despacho, a juíza determinou ainda que, se a determinação não for cumprida em 24 horas, os oficiais acionem a Polícia Federal.

Dos 11 pedidos de impeachment apresentados contra Arruda, seis foram arquivados e dois já seguiram para a Comissão de Constituição e Justiça. A Casa pretende fazer sessão plenária hoje para a leitura do pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).