Título: Serra e Dilma crescem em pesquisa
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 08/12/2009, O País, p. 5

Ibope: tucano lidera com 38%, e petista tem 17%. Popularidade de Lula sobe

BRASÍLIA. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), subiram na última pesquisa de intenção de voto para a Presidência realizada pela CNI/Ibope, de 26 a 30 de novembro.

Serra cresceu três pontos, passando de 35% para 38%, e se mantém na liderança da disputa.

Dilma subiu de 15% para 17%.

Os demais candidatos caíram em relação à pesquisa anterior, feita em setembro. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), que ocupa a terceira posição, passou de 17% para 13% na preferência dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A pesquisa mostra o aumento da popularidade do presidente Lula e da aprovação de seu governo, além de grande otimismo dos brasileiros em relação a 2010. O índice de aprovação de Lula passou de 81% para 83%, retornando ao nível anterior à crise econômica internacional, quando ele contava com 84% de aprovação. E 72% dos entrevistados consideram o governo bom ou ótimo, três pontos acima do percentual de setembro.

A avaliação positiva do governo cresceu nas últimas três rodadas da pesquisa. Nesta, foram ouvidos 2.002 entrevistados em 143 municípios distribuídos pelas regiões do país.

Nas perguntas sobre a sucessão presidencial, foram feitas duas simulações, com alternância dos nomes de Serra e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pré-candidatos do PSDB.

Na lista em que Serra é o candidato, a senadora Marina Silva (PV-AC) surge com 6%. Na pesquisa anterior, estava com 8%.

Em cenário com Aécio, Ciro assume liderança

Quando o candidato do PSDB é Aécio, Ciro pula para o primeiro lugar, com 26% de intenções de voto ¿ dois pontos a menos do que na pesquisa de setembro.

Dilma aparece em segundo lugar, com 20%. Nos dois cenários, a candidata do presidente Lula sobe dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Aécio aparece em terceiro, com 14% das intenções de voto, e Marina Silva obtém 9%.

Na lista que tem Aécio como candidato tucano, a ministra aparece com seis pontos de diferença em relação a Ciro. Em setembro, a diferença era de 10 pontos. Já a pré-candidata do PV, Marina Silva, perde dois pontos nas duas simulações.

Às vésperas do ano novo, o otimismo dos brasileiros aumentou.

Chegam a 44% os entrevistados que acham que 2010 será muito bom, contra 19% em setembro. As pessoas que consideram o governo ¿bom¿ e ¿muito bom¿ somam 92%. A avaliação também é positiva sobre este ano: 83% dizem que 2009 foi ¿muito bom¿ ou ¿bom¿.