Título: Candidato de Pimentel está perto da vitória em Minas
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 08/12/2009, O País, p. 8

Reginaldo tem 52%, contra 47% de Gleber

BELO HORIZONTE. A apuração parcial dos votos em Minas Gerais indica vitória do deputado federal Reginaldo Lopes, ligado ao ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, no segundo turno das eleições para a presidência do PT mineiro. Conforme boletim divulgado ontem à noite, ele lidera a disputa com 52,22% dos votos válidos, contra 47,78% do secretário nacional de Comunicação do partido, Gleber Naime, que tem o apoio do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.

Segundo a comissão eleitoral, o resultado não é definitivo.

Foram apurados os votos de 465 cidades, incluindo as maiores do estado, mas faltava concluir a contagem em mais 160, o que pode alterar o resultado. Porém, o grupo de Pimentel já anunciava vitória ontem à tarde, em coletiva à imprensa. Ao lado do ex-prefeito e de deputados, Reginaldo, atual presidente do partido, disse que sua reeleição está matematicamente assegurada.

Mantidos os percentuais, o ex-prefeito sairá fortalecido das eleições e tentará um acordo com Patrus, garantindose como candidato ao Palácio da Liberdade em 2010.

¿ O PED (processo de eleições diretas) é um sinalizador fortíssimo do apelo da base partidária ¿ afirmou Pimentel, argumentando que, quanto mais o impasse se arrastar, mais o partido perderá o timing para alianças.

O ministro tenta levar a escolha para prévias, com base em pesquisas que lhe dariam a preferência dos militantes e sob o argumento de que eleições para o diretório estadual discutem questões internas, não o nome que concorrerá ao governo.

Até ontem, 40,4 mil votos válidos haviam sido apurados. Consultado, Naime informou que cerca de 20 mil não haviam entrado na contagem e que não era possível indicar um vencedor. O PT informou que a apuração deve ser concluída hoje.