Título: DEM deve fazer votação secreta sobre Arruda
Autor:
Fonte: O Globo, 09/12/2009, O País, p. 8

Expulsão do governador, acusado de comandar distribuição de propina, vai ser decidida nesta sexta-feira

BRASÍLIA. O processo de expulsão do governador José Roberto Arruda (DF) do DEM será decidido na sexta-feira de manhã, provavelmente pelo voto secreto dos 45 integrantes da Executiva Nacional. A votação secreta só não ocorrerá se o parecer do relator José Thomaz Nonô for aprovado por aclamação, ou seja por unanimidade, o que não é provável. Para evitar uma debandada dos integrantes da Executiva e o efeito de eventual pressão de Arruda, os líderes e dirigentes do DEM passaram o dia convocando os colegas a permanecerem em Brasília na sexta-feira. Arruda é acusado de comandar um esquema de distribuição de propina para integrantes de seu governo e deputados distritais aliados, no chamado mensalão do DEM.

Segundo o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), a reunião da Executiva, prevista para as 8h de sexta, ¿não levará 15 minutos¿.

Para que o julgamento de Arruda ocorra na sexta-feira, o governador terá de ser notificado previamente, logo depois que o relator do processo tiver concluído seu parecer, o que deve ocorrer amanhã. O governador tem direito de apresentar sua defesa ou ser representado por seus advogados.

A expectativa é que Nonô apresente seu voto na quinta-feira à noite. Dirigentes do DEM reiteraram ontem que pretendem encerrar o ¿capítulo Arruda¿ esta semana, embora alguns representantes do partido considerem que seria mais prudente adiar a decisão para segunda.

Até que Arruda seja julgado, o DEM não pretende tratar do caso de outros envolvidos no escândalo do mensalão, como o vice-governador Paulo Octávio, citado em vídeos como beneficiário do esquema.