Título: Para Beltrame, ONG faz patrulhamento ideológico
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 09/12/2009, O País, p. 12

Governo de São Paulo também contesta dados e diz que homicídios caíram 70% em 10 anos

RIO E SÃO PAULO. O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, criticou ontem o relatório da ONG Human Rights Watch sobre a violência das polícias do Rio e de São Paulo. Ele disse que o relatório é fruto de um ¿patrulhamento ideológico¿ e afirmou que o estado já está tomando providências para melhorar o policiamento com a criação das Unidades de Polícia Pacificadora: ¿ Acho que essas instituições fazem esse patrulhamento ideológico, e não gostam muito de ouvir que aqui temos três facções criminosas, que temos uma ideologia da facção, que aqui temos territórios armados, sustentados por armas de guerra.

Mas o mais importante é que estamos trabalhando para o Rio, não estamos trabalhando para ONG. A solução do todo, não deste aspecto que eles alegam, são as unidades pacificadoras.

Não tenham dúvida de que elas são a solução ¿ disse Beltrame, que afirmou não crer no resultado da pesquisa. ¿ Nenhum policial está imbuído de matar. Nenhum tem ordem para matar.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo contestou o relatório e informou que o número de mortes de civis causadas por policiais diminui desde 2003. Segundo o órgão, com base em boletins de ocorrência de delegacias, esse tipo de homicídio passou de 791 casos, há cinco anos, para 395 de janeiro a setembro deste ano. ¿Estranha também que uma organização que se propõe a estudar fenômenos criminais some números de mortes em estados com realidades tão distintas quanto o Rio de Janeiro e São Paulo. A taxa de homicídios do estado recuou 70% nos últimos 10 anos¿, disse a secretaria.