Título: Material escolar vai aumentar 5% na volta às aulas
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 09/12/2009, Economia, p. 23

O setor de material escolar, que pode ser o próximo segmento a ter redução de imposto, terá na volta às aulas, em 2010, um aumento de, no mínimo, 5% em seus preços. A previsão é de Antônio Carlos Fernandes Sereno, diretor-comercial da Brasil Escolar, entidade que reúne 220 papelarias no país.

¿ Haverá aumento de preços.

O varejo e a indústria fecham as compras sempre em agosto do ano anterior. Por isso, se houver uma redução no IPI em janeiro, ela só valerá para os itens em 2011 ¿ disse Sereno.

Os preços dos materiais escolares, excluídos os livros, já sobem 4,70% no acumulado do ano até novembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A variação é superior aos 3,69% registrados pela inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV. Em 12 meses, a alta chega a 5,59%, contra 4,23% do IPC.

Segundo o economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV André Braz, a redução de impostos para material escolar poderá ter forte efeito no orçamento: ¿ A compra ou troca de eletrodomésticos da linha branca é opcional. No caso do material escolar, a família não tem como escapar desse gasto ¿ diz. (Bruno Rosa e Juliana Rangel)