Título: Reestruturação maior no DF
Autor: Mendes, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 31/05/2009, Economia, p. 24

Incorporação da BrT altera gestão da Oi. Quadro de pessoal em Brasília está sendo reduzido, enquanto a equipe do Rio de Janeiro é reforçada

O diretor de gente da Oi, Julio Cesar Fonseca, responsável pela diretoria de recursos humanos e comunicação interna da empresa, afirma que o Distrito Federal é a região onde ocorrerá a maior reestruturação resultante da união da Brasil Telecom (BrT) com a Oi. ¿O impacto maior é Brasília, mas não tem nada a ver com a estimativa do sindicato. As pessoas que não estão sendo realocadas nas vagas internas, podem ir para outras unidades da empresa¿, diz. Ele não informou o número exato de funcionários que permanecerá nas operações da operadora em Brasília.

Segundo o executivo, há mais de 500 vagas para reforçar o quadro da empresa no Rio de Janeiro e os funcionários de Brasília estão tendo prioridade. ¿As vagas estão em aberto, a prioridade são recrutamento interno e Brasília. Estamos fazendo o processo de reestruturação, mas não conseguimos fazer a integração rápido devido à alta complexidade das duas empresas¿, observa.

Julio Fonseca diz que desconhece o método usado pelo Sinttel-DF para fazer os cálculos das demissões. ¿Em Brasília, há sobreposição? Sim. Mas haverá realocação em algumas posições¿, comenta. Ele garante que, desde o início da reestruturação, o Sinttel foi procurado para as negociações. Segundo ele, um exemplo é a ata da reunião que fixou o programa de aposentadoria e de demissão voluntária, na qual consta as assinaturas do Sinttel-DF e de sindicatos de outros estados.

Call center Em 19 de maio, data em que a Oi iniciou as operações oficialmente no DF, o presidente da operadora, Luiz Eduardo Falco, confirmou que a empresa vai instalar uma empresa de call center em Brasília e criar, pelo menos, 2,5 mil postos de trabalho na região. Falco fez questão de frisar, porém, que o call center que será instalado em Brasília não necessariamente atenderá os clientes da Oi. Isso porque a Contax, do mesmo grupo da Oi, presta serviço para diversos segmentos, como bancos e cartões de crédito.