Título: Terremoto causa destruição e isola Haiti
Autor:
Fonte: O Globo, 13/01/2010, Mundo, p. 26

Forte tremor espalha o caos ao derrubar prédios na capital e atinge também outros países da região

PORTO PRÍNCIPE. Um forte terremoto, de magnitude 7 graus na escala Richter, atingiu ontem a capital do Haiti, Porto Príncipe, por volta das 17h (hora local, 20h de Brasília). O impacto do tremor levou à emissão de um alerta de tsunami a partes do Caribe. Minutos depois, dois outros abalos, de 5.9 e 5.5 graus, réplicas do primeiro, foram sentidos no Haiti, o país mais pobre das Américas, e na vizinha República Dominicana, que compartilha a mesma ilha. Os tremores causaram o desabamento de edifícios na capital haitiana, e deixaram ¿ segundo relatos iniciais ¿ dezenas de mortos e feridos sob os escombros. Os serviços de comunicação e telefonia também foram afetados.

¿ Todos estão totalmente aterrorizados. O céu ficou cinza por causa do pó ¿ afirmou Henry Bahn, funcionário do Departamento de Agricultura dos EUA, em visita a Porto Príncipe.

O epicentro do primeiro terremoto ocorreu 15 quilômetros a sudoeste da capital do Haiti, a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o Serviço de Geologia dos EUA. Esse é o maior abalo já registrado na área ¿ em 1984 houve um tremor de 6.7 graus. Testemunhas relataram o desabamento de um hospital em Pétionville, um subúrbio da capital, e o bloqueio de estradas por destroços de prédios. Em entrevista à CNN, Frank Williams, da ONG World Vision Haiti, relatou que moradores atônitos gritavam pelas ruas procurando por parentes.

Segundo o embaixador do Haiti nos EUA, Raymond Joseph, um assessor do presidente do país, René Préval, relatou por telefone, antes de as linhas serem cortadas, que ¿edifícios estavam desmoronando à direita e à esquerda¿ do Palácio Nacional.

Na República Dominicana, dezenas de pessoas também saíram nervosas às ruas após os tremores. O diretor da Defesa Civil local, Luis Luna Paulino, afirmou que ¿todos os lugares mais vulneráveis (a desabamentos) foram monitorados¿, e que nenhum forte dano fora constatado até o início da noite.

¿ As pessoas deixaram em pânico os edifícios mais altos ¿ disse Francisco Rosario, bombeiro de Santo Domingo.

O alerta de tsunami emitido após os tremores incluiu, além de Haiti e República Dominicana, Cuba e Bahamas.