Título: Empresas criticam mudanças
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 16/12/2009, Economia, p. 21
Para Abradee, companhia deveria investir parte dos recursos para melhorar serviços As distribuidoras de energia não concordam com as mudanças de critérios para melhoria da qualidade dos serviços. Segundo o assessor da presidência da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Pedro Eugenio Pereira, a metodologia deveria não apenas representar uma compensação para os consumidores, mas também considerar o coletivo. Para a Abradee, em vez de todos os recursos serem repassados aos consumidores, as distribuidoras deveriam ser obrigadas a investir parte deles na região que apresentou problemas, para melhorar a qualidade dos serviços.
¿ Questionamos esse modelo de gestão, que não é adequado para se ter melhoria na qualidade dos serviços ¿ disse Pereira.
O coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) do Instituto de Economia da UFRJ, Nivalde de Castro, aprovou as mudanças: ¿ É um processo de ajuste e melhoria da política regulatória a favor do consumidor. Se a distribuidora presta um serviço ruim, compensa o consumidor, que até agora pagava o mesmo por bons ou maus serviços.
Já Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, não concorda com a medida. Para ele, melhor seria exigir que as distribuidoras aplicassem os valores das multas na melhoria da qualidade dos serviços.
¿ A medida é populista. Cada hora sem luz tem um preço diferente para cada consumidor. Um comércio receber R$ 1,23 por duas horas sem energia, será que ressarce seus prejuízos? O consumidor quer receber energia com qualidade ¿ disse Pires. (Ramona Ordoñez)