Título: Vendas no varejo superam expectativa
Autor:
Fonte: O Globo, 16/12/2009, Economia, p. 22

Alta foi de 1,4% em outubro. Aumento da massa salarial sustenta resultado A retomada da economia brasileira está contribuindo para vendas mais robustas do comércio, que em outubro cresceu acima do esperado, completando seis meses seguidos de expansão, informou ontem o IBGE. As vendas subiram 1,4% sobre setembro, a maior alta desde junho. Em relação a igual mês de 2008, o aumento foi de 8,4%, o maior desde outubro do ano passado. No ano, as vendas acumularam alta de 5,1%.

Economistas consultados pela agência de notícias Reuters previam crescimento de 0,6% na comparação mensal e de 6,5% em relação a 2008.

¿ Os números do comércio ficam mais robustos com a economia voltando a crescer ¿ disse o economista do IBGE Reinaldo Pereira.

Ele ressaltou, no entanto, que, apesar de muito positivo, o desempenho de 8,4% ficou abaixo das taxas de 2007 e 2008, de 9,7% e 9,8%, respectivamente, sobre o mesmo mês do ano anterior.

Pereira destacou a força do mercado interno no enfrentamento da crise financeira mundial e na contribuição para os resultados positivos do comércio em 2009.

¿ Em outubro, tivemos apenas um segmento (material de construção) com variação negativa.

A força do mercado interno se sustenta com aumento de renda, massa salarial, desemprego menor, políticas de incentivo através do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), preços estáveis e dólar mais baixo ¿ disse ele. ¿ O crédito, que foi uma variável importante em 2008, está reaparecendo e ajudando as vendas. Não adianta baixar preço; tem que ter crédito e parcelamento.

A designer Vanessa Antunes de Matos costuma comprar medicamentos em farmácias a cada 15 dias. Os produtos que mais consume, além de medicamentos, são fraldas e artigos para a filha, Sofia. Produtos de perfumaria também fazem parte da lista de Vanessa.

Ela diz que muitos produtos costumam ser mais baratos nas farmácias.

¿ A escolha pela compra em farmácias vai muitas vezes pelo preço, além da conveniência, já que nelas posso encontrar variedade de produtos perto de casa e com menos filas ¿ diz a designer, ao escolher produtos para a filha na filial da Drogasmil do Botafogo Praia Shopping.

Artigos de farmácia foram destaque no mês O IBGE informou ainda que, na comparação mês a mês, nove dos dez setores pesquisados registraram aumento, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,5%) e tecidos, vestuário e calçados (1,9%). Ante 2008, todas as atividades mostraram aumento de vendas, lideradas por hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (12,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,1%).

O dado de vendas no varejo setembro foi revisto de alta de 0,3% na divulgação preliminar para expansão de 0,6%.