Título: Personagem controverso na política
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 16/12/2009, Economia, p. 23
BRASÍLIA. Desde que voltou à Câmara, em 2007, Ibsen Pinheiro (PMDB) vem tendo uma atuação constante, mas discreta no Legislativo ¿ em contraste com a notoriedade de que voltou a desfrutar com a emenda do pré-sal.
Poucas são as vezes que adota uma bandeira, uma causa de repercussão nacional, como fez ontem na defesa de sua emenda sobre a distribuição dos recursos do pré-sal para todos os estados. Mesmo defendendo uma proposta polêmica, Ibsen, conhecido pela oratória e pelas amizades que manteve no plenário, foi aplaudido ao pregar ¿uma federação justa e equânime¿.
Gaúcho de São Borja, 74 anos e filiado ao PMDB, era presidente da Câmara na votação do processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. No ano seguinte, foi investigado pela ¿CPI dos Anões do Orçamento¿, que descobriu em sua conta uma movimentação incompatível com seu patrimônio.
Ibsen não conseguiu contestar as provas e, em 1994, teve o mandato cassado. Em dezembro de 1999, o STF extinguiu o processo: considerou insatisfatória a consistência das denúncias