Título: Lula se aproxima da China
Autor:
Fonte: O Globo, 16/12/2009, Ciencia, p. 29

Presidente poderá se reunir com premier Wen Jiabao COPENHAGUE. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Copenhague para tentar usar a boa imagem brasileira no meio ambiente, e também a sua própria reputação internacional, nas negociações. Lula antecipou sua chegada a Copenhague para orientar diretamente, nesta fase final, a delegação brasileira.

Lula será mais um chefe de Estado a tentar desatar o nó das negociações que, entre outros entraves, esbarram na resistência americana em aceitar metas para reduzir a emissão de gases poluentes.

Nesse sentido, amanhã Lula poderá se reunir separadamente com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Num primeiro momento, a China deu mostras de que iria se aliar aos Estados Unidos, uma vez que é um dos maiores emissores de CO2 do planeta. Lula chegou a afirmar, no mês passado, em relação a um possível alinhamento entre americanos e chineses, que poderia estar havendo a ¿criação de um G2 com interesses específicos¿.

Porém, a China parece ter mudado de lado, depois que os Estados Unidos disseram que não dariam ajuda financeira à adaptação dos chineses às mudanças climáticas. (Chico de Gois)