Título: Dilma no são-joão de Caruaru
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 30/05/2009, Política, p. 6

Ao lado do governador Eduardo Campos, a ministra da Casa Civil participará da festa junina na Capital do Forró, que chega a receber 100 mil pessoas por noite. É mais um palanque para a ¿mãe do PAC¿

Com a expectativa de atrair mais de 2 milhões de pessoas durante 42 dias de festa, o são-joão de Caruaru, a 132km de Recife, transformou-se num palanque ideal para políticos pernambucanos e de fora do estado. Somente hoje, cinco ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitaram o convite do governador Eduardo Campos (PSB) e do prefeito do município, José Queiroz (PDT), para participar da abertura do evento. Entre os convidados ilustres está a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), candidata de Lula à Presidência da República em 2010. Na Capital do Forró, Dilma terá mais uma oportunidade de testar sua popularidade com o eleitorado pernambucano.

O primeiro teste dela foi no carnaval deste ano, no desfile do Galo da Madrugada, sempre tratado pelos pernambucanos como o maior bloco carnavalesco do mundo. A agremiação chega a reunir mais de um milhão e meio de foliões. Já no são-joão de Caruaru a média de público é de 80 a 100 mil pessoas por noite. Quem define o número de visitantes no pátio do forró, onde acontecem os shows, são os artistas contratados para a animar a festa. Entre as atrações deste sábado, estão Elba Ramalho e Fagner.

Camarote A movimentação dos políticos na cidade é garantida pela prefeitura e o governo do estado. Este ano, os convidados de Eduardo Campos serão acomodados em um camarote com capacidade para 150 pessoas. Já o espaço montado por José Queiroz é para 250 convidados. Aliados na política local, o governador e o prefeito irão recepcionar, além de Dilma Rousseff, os ministros José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Carlos Lupi (Trabalho e Emprego), Sérgio Resende (Ciência e Tecnologia) e Nilcéia Freire (secretária especial de Políticas para as Mulheres).

Em ano pré-eleitoral, o são-joão de Caruaru fica ainda mais atrativo para os políticos do estado. Na condição de aliado dos petistas, o governador teve a preocupação de incluir na lista de convidados o ex-prefeito do Recife João Paulo Lima e Silva, pré-candidato do PT a uma vaga no Senado, o sucessor dele, prefeito João da Costa (PT), além de todos os deputados das bancadas federal e estadual.

Conforme a programação oficial, Dilma deverá desembarcar em Recife por volta das 18h30 deste sábado. Antes de seguir para Caruaru, descansa em um hotel na Praia de Boa Viagem. A previsão é que a ministra visite o Alto do Moura, onde estão instalados restaurantes de comidas típicas e lojas de artesanato e o pátio de forró Luiz Gonzaga. Também está previsto um jantar na casa do prefeito, José Queiroz. Depois ela segue para o camarote do governador, instalado numa área privilegiada da festa.