Título: PT e PSDB traçam estratégias
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 30/05/2009, Política, p. 6

Pesquisas diferentes feitas pelos dois partidos têm um ponto em comum: a ministra Dilma Rousseff, candidata de Lula, ainda é pouco conhecida pelo eleitorado, que também não sabe o que é o PAC. Tabelinha: O presidente Lula e o governador Sérgio Cabral jogaram futebol, ontem, por alguns minutos na inauguração do ginásio esportivo da Favela de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. Lula cobrou um pênalti, com Cabral como goleiro, e jogou a bola pra fora. O presidente fez nova tentativa e o governador deixou a bola passar na segunda vez. Lula também deu embaixadinhas

Ricardo Stuckert/PR Lula (c), com Dilma e Sérgio Cabral, inaugura obra do Programa de Aceleração do Crescimento no Rio PT e PSDB trançam adaptações no rumo das estratégias eleitorais baseadas em pesquisas distintas realizadas recentemente. Os levantamentos apresentam pontos em comum e leituras antagônicas. A principal constatação é que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ainda não é reconhecida pela maioria dos eleitores como a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto petistas enxergam espaço para ela crescer, tucanos apostam que ela está próxima de seu teto.

Petistas concluíram que o rótulo de ¿mãe do PAC¿ para Dilma não tem tanto apelo eleitoral. Segundo pesquisa realizada pelo Vox Populi, apenas 2% dos entrevistados responderam ¿Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)¿ quando questionados ¿qual a melhor coisa que Lula fez¿, percentual similar ao já extinto Fome Zero. O carro-chefe do governo é o Bolsa Família, sob batuta do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, com 31% de reconhecimento.

¿Dá para aumentar os percentuais dela com trabalho da militância e dos movimentos sociais identificados com o PT¿, afirmou o presidente do partido, Ricardo Berzoni. Os petistas apostam que Dilma terá percentuais próximos de 30% até o fim do ano e trabalham para transformar a eleição de 2010 num verdadeiro plebiscito. A estratégia é polarizar quem prefere o atual governo ou os oito anos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

No ninho tucano, outra pesquisa também interferiu na estratégia. Uma coincidência com o levantamento petista é o fato de os entrevistados apontarem como ponto negativo de Lula não combater a corrupção. Acabou sendo um dos fatores para sugerir a criação da CPI da Petrobras. A análise do PSDB foi solicitada para ser um direcionador de estratégia eleitoral. Ainda não há uma clareza dentro da legenda sobre qual melhor caminho para apresentar a alternativa ao modelo de gestão petista. O cientista político e sociólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Paulo Bahia atribui esse fato à bem-sucedida manobra do PT de tomar para si a paternidade de conquistas da administração tucana. ¿O governo Lula mudou o DNA da paternidade do Bolsa Família e da estabilidade econômica e deixou morrendo de raiva os tucanos¿, disse. ¿E o PSDB ficou sem bandeira e sem discurso com as conquistas do governo Lula. Mostra que está perdido¿, acrescentou.

FHC, em conversas com aliados, tem mencionado que não adianta ficar pensando mais em comparação. É preciso mostrar à população o que pode ser feito pelo governo e apostar na força eleitoral de seus dois pré-candidatos, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves.

O PSDB pretende também atacar a maior qualidade de Dilma aferida nos levantamentos: a imagem de grande capacidade gerencial-administrativa. ¿O PAC está naufragando. Ninguém mais ouve que a Dilma é a mãe do PAC. Do jeito que a coisa vai, ela vai ser a madrasta do PAC¿, afirmou o líder tucano na Câmara, José Aníbal (SP). Apesar de acreditar que Dilma se consolidará como candidata, o sociólogo afirmou que a estratégia de apresentá-la em demasia pode não resultar em crescimento nas próximas pesquisas. Lula deu sequência ontem à estratégia de consolidar Dilma candidata. Ao lado dela, ele participou de um evento de inauguração de obras do PAC em Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro (leia abaixo).